Projeto "Uma Noite no Museu": Centro de Memória da PMPA abre para visita

WhatsApp ImaRENATARAge 2024 04 05 at 21.43.540001Foto: SD Renata Costa

O Centro de Memória da Polícia Militar do Pará abriu as portas, na noite desta sexta-feira (05), para visitantes em uma experiência única e reveladora, durante o circuito do Projeto "Uma Noite no Museu". A programação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e a cada edição oferece novos espaços e atividades ao público.

O Centro ofereceu aos curiosos e entusiastas visitas guiadas, conduzindo os participantes por uma jornada cronológica pela história da Corporação, desde os primórdios até os desafios contemporâneos enfrentados, apresentando a evolução de uniformes, equipamentos, armamentos e até mesmo viaturas. O espaço evidencia uma experiência imersiva, que destaca não apenas a transformação da Polícia Militar do Pará ao longo dos anos, mas também a interação dinâmica com a sociedade. Ao adentrar no Centro, os visitantes são recebidos por uma vasta coleção de artefatos, desde uniformes históricos até armamentos emblemáticos utilizados em diferentes épocas.

"É realmente impressionante ver como a PM do Pará se adaptou ao longo do tempo para enfrentar os desafios contemporâneos", comentou um dos visitantes, enquanto observava uma exposição dos fardamentos antigos da Instituição.

WhatsApp ImaRENATARAge 2024 04 05 at 21.43.54000122Foto: SD Renata Costa

Para a Major PM Janete, chefe do Centro de Memória da PMPA, a iniciativa é de suma importância para contar não apenas a história da Corporação, mas também da capital do Estado. “Essa iniciativa foi estabelecida pela Secult e hoje já estamos na sétima edição do evento, chamado “Uma Noite no Museu”, no qual os museus da cidade ficam abertos ao público para visitação gratuita. O Museu da Polícia Militar entrou nesse circuito de museus abertos para o público em geral. Muitas pessoas, inclusive nossa tropa, pensam que o Museu da PM é exclusivo para o público interno. No entanto, queremos compartilhar um pouco da nossa história. É de extrema importância que o Centro de Memória da PMPA esteja inserido nesse contexto do evento, para que a sociedade paraense e o público em geral possam conhecer um pouco da nossa história, que acompanha a própria história do Pará.”

WhatsApp ImaRENATARAge 2024 04 05 at 21.43.540001552Foto: SD Renata Costa

Cada item conta uma parte da história, revelando a complexidade do papel desempenhado pela Polícia Militar do Pará ao longo do tempo, especialmente no processo de democratização do Estado, em consonância com os acontecimentos nos demais Estados brasileiros. A PM participou de momentos importantes, como a Cabanagem e a Guerra de Canudos, períodos nos quais a comunicação e os equipamentos utilizados eram menos tecnológicos do que os atuais. Independente disso, a Corporação foi incisiva no desempenhar do papel essencial de garantidora da ordem.

Os visitantes tiveram a oportunidade única de explorar a evolução das táticas e tecnologias empregadas pela PM para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade. Para os interessados na história da aplicação da lei e no papel da PMPA na sociedade, o Centro é uma parada obrigatória. Oferecendo uma visão única e esclarecedora, o espaço não apenas preserva o legado da Bicentenária Corporação, mas também destaca a importância contínua da segurança pública no Estado.

WhatsApp ImaRENATARAge 2024 04 05 at 21.43.54000155WFoto: SD Renata Costa