O Centro de Memória da Polícia Militar do Pará abriu as portas, na noite desta sexta-feira (05), para visitantes em uma experiência única e reveladora, durante o circuito do Projeto "Uma Noite no Museu". A programação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e a cada edição oferece novos espaços e atividades ao público.
O Centro ofereceu aos curiosos e entusiastas visitas guiadas, conduzindo os participantes por uma jornada cronológica pela história da Corporação, desde os primórdios até os desafios contemporâneos enfrentados, apresentando a evolução de uniformes, equipamentos, armamentos e até mesmo viaturas. O espaço evidencia uma experiência imersiva, que destaca não apenas a transformação da Polícia Militar do Pará ao longo dos anos, mas também a interação dinâmica com a sociedade. Ao adentrar no Centro, os visitantes são recebidos por uma vasta coleção de artefatos, desde uniformes históricos até armamentos emblemáticos utilizados em diferentes épocas.
"É realmente impressionante ver como a PM do Pará se adaptou ao longo do tempo para enfrentar os desafios contemporâneos", comentou um dos visitantes, enquanto observava uma exposição dos fardamentos antigos da Instituição.
Para a Major PM Janete, chefe do Centro de Memória da PMPA, a iniciativa é de suma importância para contar não apenas a história da Corporação, mas também da capital do Estado. “Essa iniciativa foi estabelecida pela Secult e hoje já estamos na sétima edição do evento, chamado “Uma Noite no Museu”, no qual os museus da cidade ficam abertos ao público para visitação gratuita. O Museu da Polícia Militar entrou nesse circuito de museus abertos para o público em geral. Muitas pessoas, inclusive nossa tropa, pensam que o Museu da PM é exclusivo para o público interno. No entanto, queremos compartilhar um pouco da nossa história. É de extrema importância que o Centro de Memória da PMPA esteja inserido nesse contexto do evento, para que a sociedade paraense e o público em geral possam conhecer um pouco da nossa história, que acompanha a própria história do Pará.”
Cada item conta uma parte da história, revelando a complexidade do papel desempenhado pela Polícia Militar do Pará ao longo do tempo, especialmente no processo de democratização do Estado, em consonância com os acontecimentos nos demais Estados brasileiros. A PM participou de momentos importantes, como a Cabanagem e a Guerra de Canudos, períodos nos quais a comunicação e os equipamentos utilizados eram menos tecnológicos do que os atuais. Independente disso, a Corporação foi incisiva no desempenhar do papel essencial de garantidora da ordem.
Os visitantes tiveram a oportunidade única de explorar a evolução das táticas e tecnologias empregadas pela PM para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade. Para os interessados na história da aplicação da lei e no papel da PMPA na sociedade, o Centro é uma parada obrigatória. Oferecendo uma visão única e esclarecedora, o espaço não apenas preserva o legado da Bicentenária Corporação, mas também destaca a importância contínua da segurança pública no Estado.