Na manhã desta segunda-feira, dia 08, teve início no auditório do CENSIPAM o nivelamento para fiscalização de produtos florestais, um evento para capacitar agentes de segurança pública no combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal.
A capacitação contou com a participação do Inspetor Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), do Comandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e do Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
O nivelamento reuniu policiais militares do CPA, BPA e da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPAMB), além de agentes da Polícia Civil (PC-PA), servidores da SEMMAS de Santa Maria do Pará e Policiais Federais (PF-PA), totalizando 20 policiais militares que participarão da capacitação.
O objetivo principal dessa iniciativa é aprimorar as habilidades dos agentes de segurança para atuarem com maior precisão e eficiência no enfrentamento aos crimes ambientais. Este esforço é parte integrante da "Operação Integrum", que concentra esforços em diligências nas rodovias e estradas federais conexas, em colaboração estreita com diversos órgãos de Segurança Pública do Pará e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente.
A operação visa especialmente combater o transporte irregular de produtos florestais, reduzindo assim os índices de crimes ambientais na vasta região da Amazônia Legal. Essa cooperação entre diferentes entidades é essencial para preservar e proteger o valioso ecossistema amazônico, garantindo o cumprimento das leis ambientais e o desenvolvimento sustentável da região.