A Polícia Militar, por meio do Centro de Inteligência (C.Int), realizou solenidade militar alusiva ao início do II Curso de Inteligência Policial. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (9), no auditório da Corregedoria-Geral da PMPA, na avenida Almirante Barroso, em Belém, e foi presidida pelo Chefe do Centro de Inteligência, Coronel Martins.
O 2° Curso de Inteligência Policial será ministrado na capital paraense, entre os dias 09 e 30 de abril, na modalidade presencial, e contará com uma carga horária de 168h/a. Ao todo, 41 alunos, oriundos de diversas unidades do Estado e do Tribunal de Justiça, frequentarão a qualificação. Entre as disciplinas que serão ofertadas, estão Introdução à atividade de inteligência e fundamentos históricos, Noções de contrainteligência, Inteligência de Segurança Pública e seus fundamentos, Fundamentos de produção de conhecimento, Metodologia de produção de conhecimento.
O curso tem o objetivo de desenvolver subsídios para o aluno despertar a aptidão para a atividade de inteligência, notadamente no que concerne à produção do conhecimento e obtenção de dados, cujo propósito básico é subsidiar a tomada de decisão dos gestores organizacionais, em todos os níveis, preconizando a adoção e disseminação da doutrina, conduta e procedimentos padronizados na atividade.
“Hoje, mais do que nunca, a inteligência assume função estratégica dentro do cenário de segurança pública. Nós sabemos das dimensões continentais do Pará. Vários municípios, várias culturas e várias dificuldades. Então, nesse momento, quando a gente consegue reunir policiais militares de diversas unidades, temos a oportunidade de trocar experiências e aprimorar a prestação de serviço à nossa propriedade, especialmente no que tange à produção de conhecimento que alicerça as operações no âmbito da segurança pública”, avaliou o chefe do C.Int, Coronel Martins, que ressaltou a atuação da unidade no monitoramento de torcidas, organizações criminosas e qualquer outra ameaça à tranquilidade pública.