A Polícia Militar do Pará está presente em todos os 144 municípios do Estado, e busca adequar as estratégias de policiamento às especificidades regionais. Considerando esse contexto, policiais da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª CIPM) prenderam, na segunda-feira (8), um homem por ameaça, no município de Afuá, Marajó Ocidental.
De acordo com denúncia de populares, à PM, um indivíduo, armado com um terçado, tentava invadir a casa de uma mulher, situada na rua Manuel Borges.
A guarnição da ciclopatrulha da 32ª CIPM deslocou até o endereço informado, mas o suspeito já havia fugido do local. Os militares deram continuidade às diligências e conseguiram localizar o homem, momentos depois.
O suspeito e a arma branca usada para ameaçar a vítima foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Afuá, para adoção das providências pertinentes.
Ciclopatrulha
O policiamento com bicicletas é realizado na região de Afuá, devido à especificidade da região, que possui áreas com predominância de pontes, não comportando outra modalidade de atuação da Corporação, como o patrulhamento em viaturas e motos, adotando-se bicicletas e o policiamento a pé para proporcionar segurança pública aos moradores locais.
Além da agilidade no deslocamento e facilidade de acesso, a ciclopatrulha permite a aproximação dos agentes com a sociedade, que não raras vezes pedalam ao lado dos policiais, estreitando laços fundamentais de cortesia e colaboração.