Operações da 32ª CIPM apreendem armas de fogo e realizam orientações sobre a violência contra menores em Afuá

Militares da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª CIPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII) realizaram nesta terça-feira (09), através da Operação Paz nos Rios, a apreensão de diversas armas de fogo e orientações sobre a violência contra menores nas comunidades ribeirinhas de Afuá, Marajó Ocidental.

A primeira operação ocorreu pela manhã, onde os agentes realizaram diligências pelas proximidades do Rio das Velhas, buscando informações acerca de dois suspeitos, apontados, preliminarmente, como possíveis receptadores de um motor de embarcação furtado do município de Macapá, capital do Amapá. Os policiais chegaram ao endereço através de informações de populares da localidade. Os policiais foram recebidos por uma mulher, esposa de um dos suspeitos que não se encontrava no endereço. Ao ser perguntada sobre a existência de um possível motor de origem duvidosa, informou que em sua residência não havia nada de procedência ilegal, levando os policiais uma busca nas cercanias.

Ao iniciar a averiguação pelo possível motor de embarcação, os policiais localizaram uma arma de fogo do tipo espingarda, além deste, foram encontrados mais armamentos como: uma espingarda cal. 16, duas espingardas cal. 12, uma espingarda cal. 22. um revólver cal. 38, 48 munições cal. 38, 5 munições cal. 16, 2 cartuchos deflagrados de cal. 28, 1 motor de rabeta parcialmente desmontado e R$ 10.050,00 em dinheiro. Indagada sobre a circunstância dos fatos, a mulher afirmou que todo o material pertence ao seu esposo. A suspeita foi conduzida à Delegacia de Polícia de Afuá, onde foram realizados os procedimentos cabíveis ao caso.

c4ced6c5 6db4 44a7 b05c cc9f13401424Foto: PMPA

Além de ações que buscam erradicar o crime na região, a equipe realizou procedimentos que visam conscientizar a população sobre a violência contra crianças e adolescentes. A equipe realizou rondas ostensivas visando preservar a ordem pública no perímetro da região rural do município de Afuá. A operação concentrou-se nos rios Furo Seco, Ilha Rasa, Água Preta e Rio Das Velhas, perímetros onde estão sendo realizadas diligências e visitas técnicas às comunidades locais.

Durante a operação, foi realizado o apoio ao Conselho Tutelar. Foram realizadas visitas e reuniões nas escolas municipais São Sebastião e Elizia da Conceição Baia da Silva, buscando coletar informações da rotina, do lugar e de possíveis denúncias de ilícitos. Além da ostensividade, foram realizadas visitas técnicas em comunidades ribeirinhas, e rondas aos arredores da cidade de Afuá. Foi enfatizada orientações à população local, de forma preventiva, acerca do combate e a repressão à exploração sexual infantil e tráfico de menores.

WhatsApp Image 2024 04 10 at 08.17.22Foto: PMPA