A Polícia Militar do Pará, por meio do Centro de Inteligência da Corporação, realizou palestra aos alunos do 2° Curso de Inteligência Policial, que iniciou na terça-feira (09) e se estenderá até o final do mês de abril. O evento aconteceu nesta quarta-feira (10), no auditório do Quartel do Comando Geral, na Av. Augusto Montenegro.
O palestrante, Coronel José Ramos da Silva Júnior, Subsecretário de Inteligência da Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, abordou temas como a importância da troca contínua de informações entre as agências de inteligência, a fim de fortalecer as ações estratégicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade interestadual, especialmente as atividades ilícitas perpetradas por organizações criminosas.
Para o Coronel Martins, Chefe do Centro de Inteligência da PM, o curso em andamento busca qualificar mais policiais para atuar em prol da Segurança Pública. "As Instituições de Segurança Pública necessitam de informações qualificadas e assertivas para subsidiar o planejamento operacional. Isso implica na necessidade de agentes capacitados para realizar a adequada produção do conhecimento. A palestra ministrada contribuiu sobremaneira com relatos de experiência e que retratam o panorama de atuação de criminosos e como podemos fortalecer a atividade de inteligência para combater isso", ressaltou o oficial superior.
Participaram da aula magna o Secretário de Inteligência e Análise Criminal, Delegado Carlos André, o Chefe do Estado-Maior Geral da PM, Coronel Ariel, o Chefe do Centro de Inteligência, Coronel Martins, além de outros oficiais, praças e os alunos do 2° Curso de Inteligência Policial.