Com o objetivo de estreitar os laços entre a população e a Polícia Militar, na noite da última quarta-feira (10), militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM) realizaram uma reunião de mobilização social com lideranças do bairro Terra Firme, em Belém. Na ocasião, foi abordada a implementação do Programa Rede de Proteção.
Através da integração entre a comunidade e a Corporação de Fontoura, a iniciativa visa suscitar na sociedade a preocupação mútua em prol da tranquilidade local. De acordo com o art. 144 da Constituição Federal de 1988, a segurança pública é dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos. Imbuídos desse propósito, cada um pode contribuir para um ambiente mais seguro.
Diante disso, a implementação do Programa "Rede Segura" permitirá a coleta de informações qualificadas, que facilitarão a identificação de problematicas pontuais referentes à segurança. Isso norteará o planejamento de ações estratégicas direcionadas de prevenção e repressão, resultando em mais tranquilidade para todos.
Além disso, a colaboração ativa dos moradores auxilia na identificação de características locais específicas que podem ajudar no direcionamento do policiamento, como a acessibilidade, horários de maior incidência criminal, entre outros. Essa abordagem colaborativa entre a Polícia e os moradores é essencial para promover a segurança e a qualidade de vida no bairro.