A Polícia Militar busca a constante adequação das ações preventivas desenvolvidas pelos policiais às demandas sociais. Com a eclosão de diversas ocorrências ao redor do Brasil e do mundo, envolvendo o ambiente escolar, a Corporação vem buscando capacitar o efetivo, bem como disponibilizar a manualização de procedimentos que devem ser adotados quando o agente deparar com uma crise.
Diante disso, ocorreu, na tarde desta quinta-feira (11), reunião com a comissão responsável pela elaboração do Manual de Ações Policiais Militares em Ambiente Escolar. O Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, presidiu o ato, acompanhado do Chefe do Estado-Maior Geral e demais oficiais e praças envolvidos no processo de construção do documento, que é dividido em três partes.
Na primeira se aborda o policiamento preventivo, que busca a conscientização da comunidade escolar para as problemáticas que podem acontecer nas unidades de ensino, orientando para as possíveis soluções. A segunda se refere ao policiamento reativo, voltado para o atendimento de ocorrências corriqueiras no ambiente escolar. por fim, a terceira parte traz direcionamento concernente à ocorrência de eventos críticos, quando a prevenção e a reação preliminares falharem, o policial terá à disposição protocolos que objetivam preservar vidas e restabelecer a ordem.
Além disso, o documento apresenta orientações para a comunidade escolar, a fim de prevenir/sobreviver a uma situação de crise na escola. O trabalho que a Corporação vem realizando, notadamente por meio da Operação Escola Segura, tem resultado na não incidência de crises que demandam maior esforço policial para gerir a questão. Atuando junto à comunidade escolar, a PM tem garantido mais segurança nesse espaço, que é o cerne da construção da cidadania e formação de sujeitos de direito capazes de discernir e fazer escolhas adequadas e saudáveis, contribuindo, dessa forma, para uma sociedade mais justa e igualitária.