Seja nas rodovias, no ar, na zona rural ou centros urbanos, a Polícia Militar do Pará atua 24 horas por dia nos 144 municípios paraenses e tem sido protagonista na redução dos índices de violência e criminalidade em todo o Estado. Além de reduzir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), ano após ano, desde 2019, o Pará diminuiu em 20% a taxa de letalidade das forças policiais.
Um dos exemplos de ações preventivas, diversificadas e integradas da PMPA, com a Polícia Civil, é a operação denominada “Paz nos Rios”, realizada por equipes embarcadas da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (32ª), no município de Chaves, região do Marajó Ocidental.
A Corporação leva em conta as peculiaridades de cada região para atuar de forma estratégica e eficaz, reduzindo a criminalidade e promovendo a cultura de paz na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado.
Neste sábado (13), por exemplo, casas e escolas de comunidades ribeirinhas dos rios Arapixi, Caju e Coatá foram visitadas pelos agentes de segurança pública que, além de aumentarem a presença do Estado nos municípios mais longínquos, fortalecem os laços de respeito, admiração e amizade entre as forças de segurança pública e a comunidade.