Ocorreu, na tarde desta segunda-feira (15), a condecoração de vinte e três policiais, entre civis e militares, que atuaram na Operação “Guardião do Norte”, que resultou na apreensão de 3,2 toneladas de entorpecentes e na prisão de quatro pessoas na noite do último sábado (13), no município de Abaetetuba. A cerimônia de entrega das honrarias ocorreu no Palácio dos Despachos, em Belém, onde o chefe do Executivo Estadual presidiu o ato e entregou as comendas.
Para o Governador do Estado, a apreensão demonstrou um excepcional trabalho por parte dos agentes de segurança, "O resultado desta operação é uma demonstração clara da habilidade técnica, da excelência investigativa, da eficiência operacional e da presença marcante de cada um de vocês. Além disso, reflete os valores exemplares que vocês representam. Vocês são profissionais dedicados que honram a farda e a Instituição à qual pertencem. Parabéns a todos vocês, estou imensamente orgulhoso e sei que expresso aqui não apenas o meu sentimento, mas também o da nossa vice-governadora e dos comandos das nossas instituições de segurança. Em nome da sociedade paraense, parabenizo cada um de vocês por este momento tão significativo, muito obrigado!”
Para o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, a operação demonstrou que as forças de segurança pública estão unidas com um só propósito, servir e proteger a sociedade paraense, “Uma ação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, que resultou na maior apreensão de drogas de toda a história das polícias paraenses. 3,2 toneladas de drogas apreendidas, sendo retiradas de circulação, demonstra toda a integração que é necessária para que o sistema de segurança pública tenha êxito nesse combate à criminalidade violenta em todo o Pará. Este reconhecimento será muito importante para a carreira de cada um dos nossos policiais militares, sendo cinco deles do 31º Batalhão em Abaetetuba, que estão recebendo hoje a Láurea do Mérito Operacional. Isso certamente nos motiva a continuar o trabalho de excelência que temos realizado.”
A condecoração aos agentes de segurança envolvidos na apreensão é um reconhecimento significativo do trabalho desempenhado e da importância da operação para a segurança pública. Essas honrarias destacam a bravura, competência e compromisso desses profissionais em lidar com um dos problemas mais sérios enfrentados pela sociedade. Através desse reconhecimento, o governo não apenas celebra o sucesso da operação, mas também incentiva e motiva outros membros das forças de segurança a continuarem combatendo o tráfico de drogas e protegendo a população paraense.