Policiais do 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) efetuaram, na tarde do último sábado (13), a prisão de um homem por tráfico de entorpecentes, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
O tráfico de drogas é uma atividade criminosa que está intimamente ligada à violência, à criminalidade organizada e à degradação social. Ele não apenas alimenta o ciclo vicioso da dependência química, mas também contribui para a entrada de crianças e adolescentes no mundo do crime. Pensando nisso, a Polícia Militar enfatiza o comprometimento em prevenir e combater esse tipo de conduta na sociedade paraense, realizando rondas e operações no Estado.
Uma dessas ações ocorreu no sábado, quando a guarnição atuava preventivamente pelo Conj. Jader Barbalho, momento em que, ao visualizar um homem que transitava na área, procedeu com uma abordagem para averiguação da sua situação penal, visto que o homem possuía uma tornozeleira eletrônica. Nesse momento, foram encontrados com o mesmo, dois invólucros de uma substância semelhante à cocaína. Indagado sobre a origem dos ilícitos, o homem informou que havia comprado nas proximidades de onde estava.
De imediato, a equipe realizou um cerco próximo ao endereço informado e localizou dois homens que, ao perceberem a presença da viatura, empreenderam fuga. Durante a ação evasiva, os suspeitos se desfizeram de um saco plástico contendo 25 porções de uma substância análoga à cocaína. Um dos suspeitos conseguiu fugir, contudo, o outro foi capturado pela PM.
Diante dos acontecimentos, o suspeito e o material apreendido foram apresentados na Seccional de Marituba, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas legais pertinentes ao caso.