Na manhã desta quinta-feira (18), militares do 31º Batalhão de Polícia Militar realizaram duas operações que culminaram na apreensão de entorpecentes no município de Abaetetuba, nordeste do Estado.
Ações como essas, demonstram o compromisso das forças de segurança com o combate ao crime organizado e reforça o empenho constante em garantir a tranquilidade e a ordem na cidade de Abaetetuba. A Polícia Militar permanece vigilante e atuante na proteção dos cidadãos e na preservação da paz social.
A primeira ação teve início de madrugada, no bairro da Francilândia, após denúncias anônimas sobre atividades suspeitas de tráfico na região, com informações adicionais indicando uma possível ameaça direta contra um agente de segurança pública que reside no bairro. Com base nessas informações, equipes iniciaram rondas na área e, ao chegar à Travessa Aracaju, avistaram dois indivíduos em uma motocicleta que, ao perceberem a presença policial, tentaram fugir, contudo, foram acompanhados pela PM, momento em que foram alvo de disparos de arma de fogo pelos suspeitos. Em resposta à injusta agressão, os policiais reagiram.
Um dos suspeitos foi baleado e posteriormente socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Abaetetuba, porém, não resistiu aos ferimentos. O outro indivíduo envolvido conseguiu escapar para uma área de difícil acesso.
No local da ocorrência, foram apreendidos uma espingarda cal. 12 de fabricação caseira, com três munições do mesmo calibre, além de uma quantidade de substância análoga à maconha. Os policiais também apreenderam diversas armas de fogo utilizadas durante a operação, incluindo uma carabina cal. .40, um fuzil cal. 5.56, e duas pistolas cal. .40, junto com seus respectivos carregadores e munições.
Na segunda ocorrência, complementar à primeira, a Polícia Militar recebeu informações obtidas pela equipe sobre a presença de um indivíduo com fundado suspeito de envolvimento em confrontos anteriores com as forças policiais durante a madrugada. Ao chegar no local, o suspeito não foi encontrado, contudo, um outro homem foi localizado. Questionado, o indivíduo informou aos agentes sobre a presença de substâncias ilícitas no local.
A diligência resultou na apreensão de aproximadamente 500 gramas de material semelhante à oxi e 98 gramas de cocaína. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba para os procedimentos legais cabíveis.