Militares do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional VI (CPR VI), realizaram, nesta quinta-feira (18), duas operações que culminaram na captura de um foragido da Justiça, assim como na apreensão de duas armas de fogo e munições, no município de Paragominas, sudeste paraense.
A primeira ação ocorreu durante a tarde, quando a PM realizava rondas preventivas pela estrada do Caip, via que dá acesso ao talhão 4 da Vila Peraqui, momento que foi visualizado um homem. Os agentes se aproximaram e o abordaram. Durante a busca pessoal, foram encontrados, no bolso dele, quatro cartuchos carregados, cal. 20. Embaixo de uma lona, onde o indivíduo estava sentado antes da abordagem, os policiais encontraram uma espingarda cal. 20, sem numeração, carregada. Ao ser questionado, o abordado confirmou ser o proprietário da arma e munições.
Ele não apresentou, quando solicitado, os documentos pessoais, além de não possuir a documentação do armamento. O suspeito foi conduzido, juntamente com os materiais bélicos apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Paragominas, a fim de ser submetido aos procedimentos cabíveis.
Na segunda ação, os militares avistaram uma dupla em uma motocicleta que, ao avistarem a equipe militar, fugiram em alta velocidade pela PA-256. Os policiais realizaram o acompanhamento e deram ordem de parada aos dois indivíduos, momento em que o condutor freou brevemente a moto, mas acelerou em seguida. O passageiro aproveitou a oportunidade, sacou uma arma de fogo e efetuou disparos em direção à guarnição. Para repelir a injusta agressão, os militares reagiram.
A dupla de suspeitos abandonou a motocicleta mais à frente, e adentrou em uma área de mata, deixando para trás uma pistola calibre .380, com um carregador contendo 9 munições do mesmo calibre, além de um facão e um aparelho celular. Enquanto os objetos apreendidos estavam sendo apresentados na Delegacia de Polícia, os agentes foram informados, por meio de ligação oriunda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal, sobre a entrada na unidade de um indivíduo com ferimento provocado por arma de fogo.
Ao diligenciarem até o local, os policiais encontraram o homem, que confessou ser um dos ocupantes da motocicleta abandonada na ocorrência anterior. Após consulta no Banco de Dados, verificou-se que o suspeito estava evadido do sistema penal, além de estar respondendo a processos pelos crimes de tráfico e roubo.