A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), realizou, nos dias 18 e 19 de abril, a "Operação Segurança nas Escolas", com o objetivo de intensificar a proteção da comunidade escolar e preservar a ordem pública no ambiente de ensino na Região Metropolitana de Belém.
Os episódios de violência nas escolas no país demandam resposta à altura do Estado, no sentido de incrementar ações que possam garantir a segurança dos estudantes, docentes e demais profissionais que atuam nas Unidades de Ensino.
Nesse sentido, a PMPA, que tem a responsabilidade pelo policiamento ostensivo preventivo, vem adotando medidas estratégicas de esforço concentrado, voltados para a orientação sobre como agir em situações críticas, além de colaborar com a segurança no entorno das escolas.
Nos dois dias de execução da operação, o efetivo policial foi distribuído para atuar em três modalidades de policiamento, quais sejam: a pé, rondas no perímetro das escolas com guarnições volantes e Ponto Base Estratégico (PBE) em locais de intenso movimento nas imediações das Instituições. Agentes dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e Comando de Policiamento Especializado (CPE) participaram desse esforço operacional.
A ação contou com 34 viaturas policiais, no horário de 8h às 14h, sob o comando do Batalhão de Policiamento Escolar (BPOE), onde, a partir de um criterioso plano estratégico, fortaleceram o patrulhamento preventivo em 209 escolas da Região Metropolitana, incluindo Belém, Marituba, Ananindeua e Benevides.
A Polícia Militar reforça que a Operação Segurança nas Escolas é uma importante iniciativa para proteger o ambiente de ensino e garantir a segurança de todos os envolvidos na comunidade escolar. Com a presença policial reforçada, as autoridades esperam promover um local de aprendizado seguro e livre de incidentes.