A “Operação Efeito Dominó”, da Polícia Militar do Pará, é uma estratégia de segurança pública que visa intensificar o policiamento, especialmente em áreas com altos índices de criminalidade. Dessa forma, a ação busca combater o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, além de outros delitos, através de ações coordenadas e abordagens estratégicas.
Durante a execução da Operação, militares do 11° Batalhão de Polícia Militar (11° BPM), apreenderam, no último sábado (20), uma arma de fogo de fabricação caseira, no município de Quatipuru, situado na região nordeste do Estado.
A guarnição realizava rondas ostensivas pela cidade quando, nas imediações do Ramal do Sacatandeua, os militares visualizaram um indivíduo, próximo da estrada, portando um objeto similar a um armamento longo.
De imediato, foi feita uma aproximação para abordagem dele. Porém, ao perceber a ação policial, o homem empreendeu fuga para dentro de uma área de mata, largando no chão um objeto. Buscas foram realizadas no perímetro, contudo o fugitivo não foi localizado.
Ao ser averiguado o material descartado, foi constatado que se tratava de uma espingarda de fabricação caseira, cal .20, com uma munição intacta do mesmo calibre. O armamento foi apresentado na Delegacia de Polícia do município, onde a autoridade policial de plantão instaurou os procedimentos pertinentes.