A Escola Superior de Defesa (ESD), localizada em Brasília, realiza um curso com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem na área de Inteligência Estratégica na Administração Pública, com foco nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Com duração de 16 semanas e carga horária de 478 horas, o curso é destinado a servidores públicos, especialmente aqueles vinculados ao SISBIN, além de oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares dos Estados e do Distrito Federal, com interesse, experiência ou potencial de emprego na área de Inteligência. Representando a Polícia Militar, o Tenente Coronel Davison integra o curso, que conta com 42 alunos, de 36 instituições diferentes.
As aulas são realizadas presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 09h às 16h15, e às sextas-feiras, das 09h às 12h30. O corpo docente é composto por mestres e doutores, incluindo oficiais das Forças Armadas, professores do Magistério Superior e palestrantes especialistas. A Escola Superior de Defesa (ESD) é responsável por planejar, coordenar e desenvolver os cursos instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa.
O papel é estritamente acadêmico, promovendo um ambiente democrático e aberto ao livre debate, sem desempenhar funções de formulação ou execução da política nacional. O curso oferecido pela Escola Superior de Defesa representa uma oportunidade única para o aprimoramento profissional na área de Inteligência Estratégica, capacitando os participantes para enfrentar os desafios e demandas da Administração Pública com excelência e eficiência.