No último sábado (27), no município de Cachoeira do Arari, localizado na ilha do Marajó, aconteceu a "Operação Paz nos Rios", estratégia de policiamento coordenada pelos agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM). Na ação, que visa promover a segurança e a tranquilidade da população ribeirinha, foram apreendidas três armas de fogo.
A "Operação Paz nos Rios" tem como objetivo primordial o combate à criminalidade, fortalecendo, assim, a segurança dos cidadãos da zona ribeirinha. Além de reforçar a ostensividade policial, com foco no policiamento preventivo, a ação tem, ainda, o propósito de prevenir e reprimir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como o combate às práticas de violência doméstica contra as mulheres.
Durante o patrulhamento pelo Rio Camará, no município de Cachoeira do Arari, os militares receberam informações de moradores da comunidade ribeirinha, onde um indivíduo, contra o qual havia em aberto um mandado de prisão por estupro, estava em uma residência nas proximidades da região.
A equipe deslocou para o local indicado de imediato. Ao chegar no endereço constante na denúncia, os agentes avistaram duas pessoas que, ao perceberem a presença policial, evadiram em direção a uma área de mata densa. Buscas foram feitas para localizá-los, porém sem êxito.
Após realizar o cerco na área, ainda diligenciando em busca da dupla, a equipe procedeu com uma minuciosa busca na área. Como consequência disso, foram encontradas três armas de fogo do tipo cartucheira, sendo dois modelos calibre 32 e um calibre 36. Nenhuma documentação que indicasse o proprietário dos armamentos foi localizado.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município de Cachoeira do Arari, onde foram realizados os procedimentos necessários. As autoridades policiais seguem investigando o caso e em busca dos fugitivos.