A Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (CIEPAS) é uma unidade da Polícia Militar que trabalha diuturnamente com ênfase na proteção de grupos vulneráveis, a saber: crianças, adolescentes, idosos e mulheres. Na noite deste domingo (28), uma guarnição da CIEPAS socorreu uma criança que apresentava sintomas de convulsão. O fato aconteceu na BR 316, município de Ananindeua.
Durante rondas preventivas pela rodovia, nas proximidades do Km 08 com a Avenida Zacarias de Assunção, a equipe policial deparou com uma mulher desesperada pedindo socorro. Na ocasião, de acordo com ela, a filha de 2 anos estava tendo um ataque convulsivo. Segundo a genitora, a menor chegou a ficar inconsciente em alguns momentos.
Rapidamente, os policiais, percebendo a gravidade da situação, prestaram socorro à criança, conduzindo ela com rapidez, juntamente com a mãe, a uma unidade de pronto socorro, onde a menor foi atendida por um médico. O profissional realizou os primeiros procedimentos de reanimação, estabilizando, assim, o quadro de saúde da criança. A mãe, bastante emocionada, agradeceu o apoio policial, que foi prestado com rapidez e proatividade, evitando que algo pior acontecesse.
A Companhia Independente de Polícia Assistencial da PM do Pará desempenha um papel primordial na proteção e assistência de grupos vulneráveis. Isso evidencia a preocupação da Corporação em promover amplamente o direito à segurança e a concretização de direitos humanos fundamentais. Uma das ações realizadas pela unidade, nesse sentido, é a Ronda Patrulha Maria da Penha, que visa salvaguardar a integridade de mulheres que estejam abrangidas por medidas protetivas de urgência.