Militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (11° BPM), por meio da operação Efeito Dominó, realizaram, nesta segunda-feira (29), a apreensão de 700 caixas de cigarro, no município de Capanema, nordeste do Estado.
Durante uma ação conjunta de guarnições do Motopatrulhamento com a Agência de Inteligência Intermediária do Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), um veículo suspeito de estar envolvido em atividades ilícitas de contrabando de cigarros foi interceptado.
Segundo informações obtidas pela Inteligência, o veículo estava sendo utilizado para o transporte clandestino de cigarros. Com base nessa informação, as autoridades diligenciaram e localizaram o carro na Avenida Barão do Rio Branco, próximo à sede local da Corregedoria da Polícia Militar, onde a abordagem ocorreu.
No momento do procedimento, verificou-se que dois indivíduos estavam dentro do carro: o motorista e um passageiro. Durante a vistoria do veículo, foram encontradas 14 caixas de cigarro, cada uma contendo 50 pacotes do produto, no banco traseiro. Outras 650 caixas estavam no bagageiro do automóvel, consubstanciado, ao todo, 700 embalagens de cigarro.
Tanto o veículo quanto os objetos foram confiscados e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
O crime de contrabando é uma prática ilegal que envolve a importação ou exportação de mercadorias de forma clandestina, desrespeitando as leis e regulamentos fiscais e aduaneiros do país. Geralmente, essas mercadorias são produtos proibidos ou irregulares, como armas, drogas, cigarros, produtos falsificados ou sem o devido pagamento de impostos.