Na capital ou interior do Estado, por meio de ações preventivas ou repressivas, a Polícia Militar está presente, diuturnamente, em todos os 144 municípios paraenses. A função precípua da Corporação, conforme preceitua a Constituição Federal de 1988, é o policiamento ostensivo para incolumidade de pessoas e patrimônio.
No município de Cametá, região nordeste do Estado, equipes do 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM) realizaram a prisão de um homem e apreenderam duas armas de fogo, em duas localidades situadas na zona rural do município.
A primeira ação da PM ocorreu no último domingo (28), na comunidade de Jacapetuba, para onde uma guarnição da unidade deslocou após ser informada que, supostamente, um homem estaria mantendo a família em cárcere privado.
Durante diligências até a moradia, os agentes localizaram o suspeito, que se desfez de uma espingarda e se entregou à PM. A esposa do homem, que também estava na residência, negou-se a ir ate a Delegacia de Polícia Civil de Cametá, onde o companheiro dela foi apresentado, juntamente com o armamento apreendido e duas facas.
Apreensão de pistola
Em outra ocorrência, nesta segunda-feira (29), outra guarnição do 32° BPM apreendeu uma pistola, calibre .40, de fabricação caseira, após um confronto policial ocorrido no conjunto Caamutá.
Denúncias levaram a PM até a localidade, onde um homem sem camisa, estaria armado e ameaçando os moradores. Ele foi identificado, mas desobedeceu a ordem de parada, dirigida pelos militares, e puxou o armamento, que estava na cintura apontando-o na direção dos militares.
O homem foi alvejado e socorrido até o Hospital Regional de Cametá. A pistola que ele usava, um carregador e um aparelho celular foram apresentados na Delegacia local.