A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), coordena e executa diversas atividades operacionais preventivas e repressivas, as quais visam fortalecer a segurança pública em todo o Estado. Diante desse contexto, agentes do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) realizaram, durante a execução da “Operação Efeito Dominó”, a apreensão de 126 porções de entorpecentes no município de Primavera, situado no nordeste paraense. Na ocasião, as equipes prenderam três suspeitos por tráfico de drogas.
A Operação Efeito Dominó tem como objetivo principal a interrupção de atividades criminosas, com a consequente desarticulação de organizações criminosas. Na manhã de terça-feira (30), militares das cidades de Quatipuru, Boa Vista e Primavera, durante patrulhamento preventivo pela PA 446, próximo à Ponta Grande, zona rural de Primavera, visualizaram três pessoas, sendo um casal e uma criança de colo, trafegando em uma motocicleta.
Foi emitida ordem de parada e uma abordagem foi realizada. No decorrer do procedimento de busca pessoal, foram encontradas, com o homem, duas porções médias de uma substância similar à maconha, e com a mulher nada foi encontrado. Ao ser questionado sobre a procedência da droga, ele respondeu que havia adquirido na cidade de Primavera, na residência de um casal. As guarnições, então, diligenciaram até o endereço informado, situado na Rua Professor Firmino, Vila do Zé Maranhense. No local, os militares visualizaram uma mulher e a interpelaram. Durante a entrevista pessoal, ela confessou que havia, dentro do imóvel, uma quantidade de entorpecentes em uma mochila.
Os agente verificaram a bolsa, onde encontraram 86 porções de uma substância semelhante à maconha, pesando cerca de 825g; 27 invólucros de outro material parecido com oxi, pesando 45g, e 13 papelotes de um insumo similar à cocaína, com peso de 7g. Ainda no local, também foram apreendidos um aparelho celular, um pacote de bicarbonato de sódio, assim como dois pacotes de saco e uma trilha de costura, supostamente usados para embalagem dos entorpecentes.
Ao ser indagada sobre a posse dos elementos ilegais, a mulher afirmou que seria do companheiro dela, e que ele havia saído da residência. Ela confessou, ainda, que vendeu drogas para o condutor da moto, para que ele comercializasse em Quatipuru. Durante o deslocamento para a Delegacia, o companheiro da mulher foi visualizado próximo à Praça do Bairro das Pacas, final da Av. General Moura Carvalho. Ele foi abordado e conduzido, junto com o material apreendido e a dupla já detida, para a Unidade Policial da Cidade, onde a autoridade policial de plantão realizou os procedimentos flagranciais.