A atuação da Polícia Militar é alicerçada por um minucioso planejamento operacional, decorrente da constante avaliação de estatísticas criminais e dos resultados que tem sido alcançados com a implementação das medidas de policiamento preventivo e repressivo. A PM está em todos os 144 municípios do Estado, e para facilitar o diálogo e alinhamento de ideias, o comando da Corporação emprega meios tecnológicos, como a videoconferência.
Na manhã desta sexta-feira (3), ocorreu, no Quartel do Comando Geral, em Belém, reunião de alinhamento e gestão operacional. O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, e os Comandantes dos grandes Comandos de Policiamento da Capital e do interior participaram do ato, que teve, ainda a contribuição do governador do Pará, Helder Barbalho, do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e do Presidente da Alepa, Deputado Chicão.
Na ocasião, foi uníssono o reconhecimento da relevância das acoes policiais militares para a redução nos índices de criminalidade, especialmente os crimes violentos letais intencionais (CVLI).
Dados apresentados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) atestam que o Pará teve redução expressiva, no percentual de 67% no número de CVLI, apresentando o melhor resultado na linha histórica em abril de 2024, considerando todos os meses desde 2010.
PMPA preservando vidas
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Militar tem atuado com estratégia, integração e inteligência com os demais órgãos de fiscalização estaduais para coibir crimes e preservar vidas.
Entre os meses de janeiro a abril deste ano, quanto aos crimes violentos letais e intencionais (CVLI), em 2018 (mês com os piores índices) foram registrados 1.435 casos. Já no mesmo período de 2024, o número de registros caiu para 604 casos, o que representa 831 vidas preservadas, considerando somente esse período.
Para o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, os resultados decorrem dos esforços conjuntos de todos. "Cada policial, que se empenha diariamente na missão de servir e proteger contribui decisivamente para a redução histórica que temos alcançado. Somando a isso, os investimentos do governo do Estado na estruturação da Corporação demonstram o compromisso em proporcionar as melhores condições para que este excelente trabalho continue a ser desenvolvido.", assinalou o Comandante-Geral.