Centro de Memória da PMPA participa do Projeto "Uma Noite no Museu"

WhatsApp Image 2024 05 04 at 13.59.45Foto: SD PM Renata

O projeto "Uma Noite no Museu" é uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona um momento de imersão na história da Capital paraense. Um circuito integrado entre diversos espaços, como Museu de Arte de Belém, Museu do Estado e o Centro de Memória da Polícia Militar, garantem aos visitantes um passeio pela construção de Belém, em diversos aspectos.

Na noite desta sexta-feira (3), o Centro de Memória da Corporação, que funciona dentro do Complexo Tiradentes, localizado na Rua Gaspar Viana, esquina com a Assis de Vasconcelos, no bairro Reduto, abriu as portas para o público, para que visitantes pudessem conhecer um pouco da história da Bicentenária Corporação.

WhatsApp Image 2024 05 04 at 13.59.46 1Foto: SD PM Renata

A Polícia Militar esteve presente em momentos importantes da história do Estado, sendo significativo o evento da Cabanagem e a Guerra de Canudos. A dinâmica social é alterada constantemente e, no Museu da Instituição, é possível observar o caminho percorrido até que a PM se tornasse "patrimônio do povo paraense". Evoluiu-se na comunicação, nos armamentos e equipamentos utilizados pela tropa, nos veículos empregados no policiamento, além dos uniformes operacionais, administrativos e históricos.

WhatsApp Image 2024 05 04 at 13.59.46Foto: SD PM Renata

O Chefe do Museu, Capitão Leonardo, destacou a importância desta noite para toda a Corporação. “Entramos recentemente no circuito estadual de visitas aos museus, e é muito importante para nós essa interação com o público, permitindo que conheçam nossa história e o papel da Polícia Militar. Trabalhamos diariamente para aproximar a Instituição da comunidade e quebrar paradigmas. É essencial que a sociedade nos conheça para entender que fazemos parte da comunidade e valorizamos sua importância.”

Atualmente, a Polícia Militar tem se destacado no cenário regional e nacional, em razão do processo de modernização adotado como modelo de gestão. Isso inclui a substituição de frota de viaturas, construção e reforma de prédios, aquisição de equipamentos e armamentos mais modernos e adequados à realidade do Estado paraense.

Quando se contrapõe essa nova realidade com os primórdios da Corporação, percebe-se a importância da história e da participação da PM na construção do continental Estado do Pará, perpassando por períodos do regime militar e alcançando o necessário processo de democratização. Unindo presente e passado, o projeto "Uma Noite no Museu" objetiva exatamente essa transmissão de conhecimento que faz com que o povo paraense se orgulhe da história.

WhatsApp Image 2024 05 04 at 13.59.47Foto: SD PM Renata