Na manhã deste sábado (4), o cão " Alecrim", pertencente ao efetivo do Batalhão de Ações com Cães (BAC), realizou uma visita especial à Usina da Paz, situada no bairro Benguí, em um evento comemorativo ao aniversário de dois anos do complexo de segurança pública.
Entre as atividades, a participação do canino encantou a todos com as habilidades referentes à Terapia Assistida por Animais (TAA). O evento teve início por volta das 8h, com o espaço lotado e feliz, com diversas interações em formatos de brincadeiras e carinho com os animais.
Segundo a equipe, a ação alcançou aproximadamente 2 mil famílias. Durante a atividade, a alegria estampada nos rostos das crianças foi evidente, proporcionando um clima de descontração e interação positiva entre os presentes.
A Terapia Assistida por Animais consiste numa abordagem terapêutica, que apresenta como mecanismo de aproximação e sensibilização o contato direto com animais durante o tratamento. O objetivo é trazer ferramentas alternativas para lidar com as especificidades de cada indivíduo que precise de estimulação, a exemplo de crianças e adultos com deficiências físicas.
As práticas mais conhecidas envolvem a equoterapia e pet Terapia. Ambas as modalidades resultam em benefícios emocionais e psicológicos. Nesse viés, o cão "Alecrim" realiza, frequentemente, visitas em espaços como hospitais e escolas, realizando a terapia assistida por cães. A interação com os cães não só proporciona momentos de felicidade, mas também contribui para a construção de laços afetivos e para o fortalecimento da confiança na atuação das forças de segurança.