Em Abaetetuba, 31º BPM apreende armas de fogo durante a Operação "Rios Seguros"

31º BPM 06 05 24Divulgação: 31º BPM

Em um esforço contínuo para promover a segurança nos rios paraenses e coibir atividades ilegais em comunidades ribeirinhas, a Polícia Militar tem intensificado as abordagens a embarcações que navegam pela região. Essa ação representa um marco significativo na proteção dos moradores dessas áreas remotas, muitas vezes vulneráveis a crimes como tráfico de drogas, contrabando e outras atividades criminosas.

Diante desse contexto, na manhã deste domingo (5), equipes do 31º Batalhão de Polícia Militar (31º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), realizaram a operação "Rios Seguros", na região da Baía do Marapatá. O objetivo era realizar policiamento preventivo, visando a segurança pública nas comunidades ribeirinhas ao longo da Costa Maratauíra.

Durante a patrulha, a equipe abordou uma embarcação, onde uma espingarda calibre 12, de repetição, e mais 10 munições de igual calibre, foi encontrada. O responsável pelo barco foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais necessários. Em um ato contínuo, uma segunda embarcação foi abordada. Dentro dela, os agentes encontraram duas armas de fogo, sendo elas: uma espingarda de dois canos calibre 12 e outra calibre 16, além de 14 munições calibre 12 e 5 munições calibre 16. O responsável pelo transporte fluvial também foi encaminhado à delegacia para os devidos procedimentos legais.

A operação também reforçou o patrulhamento nas seguintes áreas: Tabatinga, Arumanduba, Sacueira, Maracapucu, Baía do Marapatá, Tucumanduba, Furo Grande, Ilha da Pacoca, Campompema e ao redor da cidade de Abaetetuba. A presença da embarcação policial nestas regiões se tornou fundamental devido aos desafios únicos enfrentados por essas comunidades, onde o acesso terrestre pode ser limitado e a vigilância mais difícil. As abordagens às embarcações não apenas permitem fiscalizar atividades suspeitas, mas também promovem a interação com os moradores locais, facilitando o estabelecimento de uma relação de confiança e a obtenção de informações sobre os problemas específicos enfrentados pela comunidade.

31º BPM 06 05 2024Divulgação: 31º BPM