COP-30: PM e UEPA assinam termo de execução para implementação da capacitação em Língua Inglesa para Policiais Militares

WhatsApp Image 2024 05 06 at 16.40.46 3Foto SD PM Del Castillo

A Polícia Militar do Pará está adotando medidas proativas em preparação para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém. Com a expectativa de receber um grande contingente de visitantes estrangeiros durante o evento, aprimorar a comunicação se tornou crucial para as operações de segurança pública. Nesse contexto, nesta segunda-feira (06), o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, e o Reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Clay Chagas, assinaram o termo de execução descentralizada nº 003/2024, para a implementação do programa de capacitação em língua inglesa para os policiais militares. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do Gabinete do Comando Geral da Corporação, no bairro Parque Guajará, em Belém.

WhatsApp Image 2024 05 06 at 16.40.46 2Foto SD PM Del Castillo

O curso tem como objetivo capacitar 480 agentes de segurança pública na língua inglesa, facilitando a interação e a comunicação eficaz com os participantes internacionais da COP 30. Ao todo, serão 70 turmas, em que o curso será ofertado na modalidade presencial em Belém, e online em várias localidades do Estado, incluindo Santarém, Salinópolis, Soure e Salvaterra. Os treinamentos abrangerão diferentes níveis de proficiência (básico, intermediário e avançado) para preparar os participantes para diversas situações de comunicação durante o evento. O investimento total para essa capacitação é de R$388.000,00, sendo que R$276.400,00 já foram destinados em abril de 2024 para a ação formativa e comento, e os R$111.600,00 restantes serão alocados em fevereiro de 2025.

WhatsApp Image 2024 05 06 at 16.40.46Foto SD PM Del Castillo

Para Clay Chagas, Reitor da UEPA, a capacitação será de suma importância para sediar um evento de excelência, “Com grande alegria, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade como líderes de nossas instituições. Este é o nosso legado como servidores públicos, deixando uma marca para a sociedade. Ações como essa destacam a importância da Polícia Militar para recebermos os turistas com excelência, fortalecendo a economia regional. Parabenizo todos os envolvidos por esta iniciativa que marca um passo importante. Agradeço aos nossos professores por oferecerem um curso voltado para a segurança pública. Estamos sempre à disposição, pois nosso serviço é para a sociedade.”

WhatsApp Image 2024 05 06 at 16.40.11Foto SD PM Del Castillo

Para o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, a capacitação será imprescindível para aprimorar os conhecimentos dos agentes durante a realização do evento, “Estou muito feliz por formalizarmos este importante ato, um processo que teve início há algum tempo e que coloca a PMPA na vanguarda. Somos pioneiros ao oferecer um curso de língua estrangeira para nossos servidores, totalizando 480 participantes. Acreditamos que os resultados serão altamente positivos e esperamos ampliar ainda mais essa iniciativa. É importante ressaltar o papel de destaque da Polícia Militar do Pará nos últimos anos, fruto do apoio irrestrito por parte do Governo. Registramos investimentos sem precedentes em nossa Corporação, desde novas viaturas até infraestrutura modernizada. No entanto, enfatizo que nosso maior patrimônio é o ser humano. A segurança pública avançou significativamente no Pará, tornando Belém a sétima capital mais segura do Brasil, em contraste com a posição do Estado há cinco anos, quando estava entre as piores cidades do mundo em termos de homicídios. Isso reflete nossa dedicação em investir no desenvolvimento de nossos servidores, que estão na linha de frente do atendimento ao cidadão. Com a proximidade da realização da COP 30 em nosso Estado, torna-se imprescindível estarmos devidamente preparados para receber visitantes e autoridades de todo o mundo. Nosso compromisso é oferecer um serviço de excelência, assegurando a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no evento.”

Até a COP 30, os 480 policiais militares participantes da qualificação receberão certificação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no curso de língua inglesa. Essa ação coordenada entre as instituições do Estado demonstra o compromisso em garantir uma recepção eficiente e segura para os participantes da COP 30, ressaltando a importância da comunicação efetiva no contexto internacional que o evento demanda.