PMPA realiza II Jornada Administrativo-Pedagógica do Proerd

WhatsApp Image 2024 05 06 at 12.31.461010111111111111111111111060520240100014Foto: SD Dell Castillo - ASCOM

No universo da segurança pública, a formação contínua dos agentes é crucial para o desempenho eficiente das funções. Nesse contexto, a Polícia Militar do Pará deu início, nesta segunda-feira (6), à II Jornada Administrativo-Pedagógica do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque Guajará, em Belém. Durante 4 dias, policiais que atuam como instrutores na região metropolitana e no interior serão instruídos com conhecimento voltado para o aperfeiçoamento, alinhamento e atualização de assuntos relacionados à aplicação do Proerd no ambiente escolar.

Na solenidade de abertura do evento, estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel, o Subchefe do Estado-Maior Geral, coronel Luis Marcelo, o Comandante de Policiamento da Capital I, Coronel Gétulio, o chefe da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), Coronel Francisco, a Diretora da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Renata Hage, e o Vice-presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas, Edwin Júnior, entre outros representantes civis e militares.

WhatsApp Image 2024 05 06 at 12.31.461010111111111111111111111060520240100012Foto: SD Dell Castillo - ASCOM

A Jornada Administrativo-Pedagógica do PROERD se destaca como um evento de suma importância para os policiais militares que atuam como instrutores do programa. Durante esse período de formação intensiva, os participantes têm a oportunidade de aprimorar as habilidades didáticas, aprofundar os conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas e violência, e compartilhar experiências. Além de proporcionar o acesso a atualizações sobre técnicas de ensino e estratégias de abordagem, a jornada também promove a troca de boas práticas entre os instrutores, enriquecendo o repertório de cada um e fortalecendo o programa como um todo.

O Chefe do EMG, Coronel Ariel, aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores e os participantes do evento, além de ressaltar a importância de aperfeiçoar a aplicação do Proerd, que tem um papel importante para a segurança pública no Pará: “Temos uma novidade importante: vamos expandir nossa atuação para o segundo grau, alcançando um número maior de pessoas. Isso permitirá que mais indivíduos desenvolvam resistência às drogas e à violência escolar, um papel fundamental na construção de uma sociedade pacífica e igualitária. É crucial destacar a importância deste momento de capacitação para cada um de vocês, onde levaremos conhecimento e promoveremos a paz. A maioria dos policiais aqui presentes trabalha com amor nas atividades diárias. Dedicam-se, turno após turno, a promover a paz, a criar um ambiente familiar e a fazer a diferença. Embora tenhamos sido treinados para enfrentar crimes difíceis, estamos agora também preparados para atuar dentro das escolas, com crianças e adolescentes.”

WhatsApp Image 2024 05 06 at 12.31.46101011111111111111111111106052024010001Foto: SD Dell Castillo - ASCOM

Para o Coronel Francisco, Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da PM, o evento tem como objetivo aprimorar ainda mais os conhecimentos dos instrutores proerdianos: “A segunda jornada administrativo-pedagógica do PROERD ganha destaque pela relevância em atualizar os conhecimentos dos instrutores em diversas áreas: didática, educativa, operacional e administrativa. Essa atualização visa facilitar o planejamento das ações dos P3 das unidades, através das atribuições do instrutor PROERD tanto no ambiente escolar quanto institucional. Além disso, é crucial alinhar e acompanhar a evolução social dos currículos, focando na dinamização do programa. Nesta jornada, serão incluídos o currículo do ensino médio e o currículo PROERD Pais, o que certamente consolidará a abordagem do programa. Esse foco no ambiente escolar será promovido através de instruções mais elaboradas e direcionadas ao público-alvo. Além disso, serão abordados enfoques de didática, técnicas de ensino e ludicidade, visando aprimorar a eficácia das práticas educativas. Outro ponto importante a ser trabalhado nesta jornada é a questão da inclusão, garantindo que pessoas com deficiência sejam cada vez mais bem atendidas pelo programa. Isso será alcançado por meio da qualificação, capacitação e realinhamento das estruturas do PROERD no Estado do Pará.”

A 2ª Jornada Administrativo-Pedagógica do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, proporcionará a capacitação de 159 instrutores PROERD em quatro fases distintas. A primeira fase ocorre em Belém, a segunda em Castanhal, a terceira em Marabá e a quarta e última fase em Santarém, totalizando quatro turmas. Este processo visa viabilizar a capacitação abrangente de todos os instrutores, que, junto com os comandantes, assinaram o termo de compromisso para implementar e aplicar o PROERD em nas respectivas áreas de atuação.

WhatsApp Image 2024 05 06 at 12.31.461010111111111111111111111060520240100013Foto: SD Dell Castillo - ASCOM

A Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), por meio do Centro de Capacitação em Prevenção (CCP), organiza este evento para atualizar e enriquecer os conhecimentos dos instrutores em diversas áreas, como didática/educativa, operacional e administrativa. A qualificação terá uma carga horária de 40 horas/aula e abordará disciplinas como: normativas do PROERD, alinhamento dos currículos do 5º e 7º anos, educação infantil e séries iniciais (PROERD Kids), curso Currículo Pais e alinhamento do currículo do Ensino Médio; além de estratégias pedagógicas para atender crianças e adolescentes na inclusão, e modelos pedagógicos, enfocando didática, técnicas de ensino e ludicidade.

Os benefícios da participação na Jornada Administrativo-Pedagógica do PROERD refletirão não apenas na atuação dos policiais militares como instrutores, mas também na comunidade atendida pelo programa. Por meio de uma formação sólida e atualizada, esses profissionais se tornam agentes multiplicadores de prevenção, promovendo uma cultura de paz e respeito nas escolas e nas famílias. A capacitação representa um investimento valioso na formação dos policiais militares, capacitando-os não apenas como agentes de segurança, mas também como educadores e agentes de transformação social. O compromisso com a prevenção e o cuidado com as futuras gerações são pilares fundamentais dessa iniciativa, que se destaca como uma referência na promoção da segurança e da cidadania.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.