Na noite do último domingo (05), militares do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), efetuaram a prisão de um homem por tráfico de entorpecentes, no município de Castanhal, Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, foi feita a apreensão de 597 invólucros de entorpecentes.
O tráfico de drogas é considerado um crime grave em todo o mundo, devido aos impactos na saúde pública, segurança, economia e sociedade como um todo. Ele está associado a uma série de consequências negativas, como o aumento da violência e o fortalecimento do crime organizado. A Polícia Militar atua incansavelmente para combater este mal que prejudica a população. As medidas incluem patrulhamento, operações e monitoramento em todo o Estado, visando garantir a segurança..
Durante rondas no bairro Jaderlândia, os policiais foram abordados por um cidadão, que relatou a presença de um indivíduo, o qual supostamente estaria comercializando drogas na rua Manoel Maia. Rapidamente, os agentes diligenciaram até o local indicado para averiguar os fatos. Assim que chegaram no endereço repassado um indivíduo, ao notar a presença da viatura, empreendeu fuga para dentro de uma casa abandonada.
Apesar do cerco estabelecido, o suspeito conseguiu escapar, pulando quintais, dificultando a visibilidade da guarnição. Contudo, ao retornarem ao ponto de partida da fuga, os policiais encontraram uma sacola contendo 597 papelotes de substância análoga à maconha.
Os militares continuaram as buscas, a fim de localizar o homem, momento em que foram informados por um cidadão que o fugitivo havia saído por uma casa nas proximidades usando uma bicicleta. A equipe localizou o indivíduo e realizou a abordagem.
O suspeito, juntamente com o material ilícito apreendido, foi apresentado na Delegacia de Polícia de Castanhal, onde foram tomadas as medidas cabíveis pela autoridade policial responsável.