Na manhã desta terça-feira (7), o município de São Miguel do Guamá, localizado na região nordeste do Estado, foi palco de um importante encontro voltado para a segurança pública do município. Sob a égide do projeto "Segurança por Todo Pará", promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Militar, representantes da Segup, Prefeitura e comunidade local se reuniram para traçar estratégias que visam combater a criminalidade e promover a tranquilidade dos moradores locais.
A reunião debateu pontos importantes e buscou estabelecer parcerias entre diferentes entidades governamentais para fortalecer as ações de combate à criminalidade e melhorar o atendimento aos moradores. Um dos objetivos é exatamente estudar as estatísticas criminais da área, a fim de coletar informações que subsidiarão o planejamento operacional.
O lançamento oficial do projeto está marcado para o dia 13 de maio, enquanto as atividades de execução ocorrerão entre os dias 06 a 11 de junho deste ano. Durante o período, uma série de medidas será implementada, incluindo ações diversificadas na área da segurança pública, com a participação ativa de órgãos municipais, estaduais e federais.
Além das discussões estratégicas, a visita técnica às instalações do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), de São Miguel do Guamá, adicionou um elemento prático e concreto ao encontro, permitindo uma avaliação mais precisa das condições locais e das necessidades específicas em termos de segurança no trânsito, algo de suma importância para a cidade.
O projeto "Segurança por Todo Pará" integra o rol de iniciativas do Governo do Pará, sob a coordenação da Segup, que objetiva alinhar estratégias de combate à criminalidade envolvendo todos os órgãos que atuam na segurança pública, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Para isso, emprega meios tecnológicos, como a ativação de Posto do Centro Integrado de Comando e Controle, para facilitar a troca de informação entre os envolvidos nas ações realizadas, como cumprimentos de mandados de prisão, apreensões de drogas e armas, entre outros.