A Diretoria de Licitação da Polícia Militar (DL) promoveu, nestas terça e quarta-feiras, no quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, uma capacitação para produção de processo licitatório, voltada aos militares que atuam na atividade meio da Corporação.
Além dos oficiais e praças que atuam no QCG, a qualificação também teve representantes dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), da Região Metropolitana (CPRM), Ambiental (CPA), Especializado (CPE) e Missões Especiais (CME), totalizando 60 alunos participantes.
“A ideia é capacitar as unidades, tanto operacionais como administrativas, para evitar que as compras das unidades sejam individualizadas, mas que sejam compras coletivas e padronizadas para toda a Polícia Militar. Os alunos também participaram de oficinas e formaram grupos de elaboração de documentos para que toda a teoria transmitida num dia e meio de instruções, seja materializada na prática”, comentou o 1° tenente Pedrosa.
“A gente decidiu fazer esse treinamento para capacitar os policiais militares que serão os demandantes de bens e serviços das unidades, para que a gente possa conduzir os processos de contratação pública, as licitações, de forma a atender aquilo que as unidades precisam em termos de bens e serviços”, explicou o Diretor da DL, Coronel Nelson.
A qualificação para elaboração do processo licitatório teve uma carga horária de 16 horas/aula e é mais um exemplo de preparo técnico disponibilizado pela PMPA, que tem buscado constantemente, incentivar o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos policiais militares por meio de capacitação continuada do efetivo tanto na atividade-fim (serviço operacional), como na atividade-meio (administrativo).
Qualquer contratação/aquisição que a Polícia Militar ou qualquer outro órgão da Administração Pública pretendam realizar, demanda a confecção de um processo licitatório, a fim de assegurar a legalidade, publicidade, eficiência, entre outros princípios que instruem a administração. Dentro desse processo, algo essencial é o termo de referência que apresenta o que se busca adquirir, apontando as especificações. É essencial que os responsáveis nas unidades conheçam e compreendam as fases do processo, a fim de conferir agilidade e eficiência ao trabalho desenvolvido.