As ações do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) são essenciais para manter a segurança pública e combater a criminalidade em Parauapebas. Elas podem variar desde operações de rotina, como o patrulhamento preventivo ostensivo, até operações de maior complexidade, visando desmantelar organizações criminosas.
Nesse sentido, uma operação do 23º BPM, realizada na noite desta terça-feira (7), resultou na apreensão de entorpecentes, armas de fogo e munições, no Bairro da Paz, em Parauapebas.
A equipe realizava rondas ostensivas pela Rua Araguaia, quando cinco indivíduos foram avistados nas proximidades, e um deles levantou suspeitas ao, aparentemente, tentar esconder algo parecido com uma arma de fogo na cintura. A PM, prontamente, realizou uma aproximação, momento em que o grupo fugiu em direção a uma área de mata. Após adentrar e realizar um cerco no perímetro, os agentes foram surpreendidos com disparos de arma de fogo, vindos de dois pontos distintos, mas ambos de dentro da mata.
Os policiais reagiram à injusta agressão, atingindo os dois criminosos. O devido socorro foi prestado aos feridos, porém nenhum deles resistiu aos ferimentos, o que foi constatado na Unidade Hospitalar. Os três homens restantes não foram alcançados e permanecem foragidos.
Com os dois homens, foram encontrados um revólver cal. 32 sem numeração, com duas munições do mesmo calibre deflagradas, e um revólver cal. 38 com cinco munições de igual calibre, sendo uma deflagrada e quatro não deflagradas. Os objetos apreendidos foram conduzidos até a autoridade policial para a lavratura do procedimento pertinente.
Após a operação, moradores informaram às guarnições onde um dos fugitivos morava. De imediato, foi feita a diligência até o domicílio, onde foram apreendidos alguns objetos, incluindo uma TV, posteriormente comprovada ser oriunda do crime de roubo, e 127g de substância semelhante à maconha.