Policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), Unidade integrante do Comando de Missões Especiais (CME) realizaram duas operações na tarde da última quinta-feira (9), que culminaram na apreensão de entorpecentes na cidade de Castanhal, nordeste do Estado.
A atuação da Rotam, em operações desta magnitude, demonstra a importância da Unidade no combate ao tráfico de drogas e na manutenção da ordem pública. O Batalhão é uma unidade especializada da Polícia, treinada e equipada para lidar com situações de alto risco e combate ao crime organizado.
Primeira Operação
Por volta das 14h, a equipe estava em patrulhamento pela Rua Airton Senna, quando avistou uma mulher que, ao perceber a presença dos agentes, tentou empreender fuga, tendo a ação frustrada ao ser rapidamente alcançada pela equipe. Durante a revista pessoal, foram encontrados, com ela, 30 papelotes e três pedaços grandes de uma substância análoga à maconha.
A suspeita e os entorpecentes foram apresentados na Delegacia de Castanhal, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Segunda Operação
As guarnições deslocaram até o bairro Heliolandia, às 16h, em resposta a uma denúncia anônima de uma suposta venda de entorpecentes na região. Ao denotar a aproximação da viatura, um indivíduo correu em direção a um terreno baldio, porém foi interceptado pelas autoridades. Com ele, foi encontrado uma sacola contendo quatro tabletes de um material parecido com maconha.
Para salvaguardar a integridade física da guarnição, foi necessário o uso de algemas para a condução do suspeito, uma vez que o mesmo estava bastante agitado durante a ocorrência.
Dessa forma, ele, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado para a Delegacia de Castanhal para a lavratura dos trâmites legais.