PMPA promove Curso de Radiopatrulhamento em Belém

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Dgec) e do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), buscando valorizar e especializar o profissional de segurança pública e, ainda, adotar um padrão de excelência na qualidade do serviço prestado à sociedade paraense, realizou, nesta segunda-feira (13), a Aula Inaugural do 3º Curso de Operações de Radiopatrulhamento (3° Corp) para 30 sargentos e oficiais da PMPA. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro Parque-Guajará, em Belém.

IMG 1594Foto: PMPA

O CORP tem como objetivo capacitar sargentos e oficiais da PMPA, quanto à doutrina de radiopatrulhamento realizada por meio do policiamento ostensivo direcionado. Além disso, o curso apresenta uma malha curricular voltada para a especialização policial e respeito à dignidade da pessoa humana, enfatizando os procedimentos operacionais padronizados e, ainda, a viagem de estudo, que representa um instrumento de construção de novas experiências aos alunos, baseado na força operacional das forças policiais coirmãs.

IMG 1630Foto: SD PM Renata Costa

“Todo o investimento que tem sido feito no treinamento e na capacitação da tropa, a gente consegue ver o resultado na conduta pessoal e profissional, na autoproteção, no aspecto profissional durante o serviço, e principalmente, a gente consegue mensurar isso de uma forma bem clara na prestação do serviço público e na redução da criminalidade”, avaliou o Tenente Coronel Neves, comandante do 28° BPM.

O Curso contará com uma carga horária de 372 horas/aula entre curso, estágio operacional e viagem de estudo para Brasília, totalizando 40 dias de curso. Militares dos Comandos de Policiamento da Capital I (CPC I), da Região Metropolitana (CPRM), Regional I (CPR I), Regional II (CPR II), Regional III (CPR III) e Regional IX (CPR IX).

IMG 1634Foto: PMPA

“Em pouco mais de um ano de criação da Companhia do RP (radiopatrulhamento), conseguimos uma produtividade de mais de 1,4 mil ações repressivas entre adultos presos, adolescentes apreendidos, foragidos capturados, cumprimento de mandados de prisão, entre outros feitos que contribuem diretamente para a garantia da paz social e segurança da população”, explicou o comandante do CPC I, Coronel Getúlio.

IMG 1617Foto: SD PM Renata Costa

IMG 1685Foto: SD PM Renata Costa