PMPA participa de reunião do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA)

WhatsApp Image 2024 05 14 at 16.17.59Foto: PMPA

Na manhã desta terça-feira (14), representantes da Polícia Militar do Pará participaram ativamente de uma reunião estratégica visando fortalecer o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA). O encontro ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, e contou com a presença de diversas autoridades da segurança pública. O objetivo central foi promover esforços conjuntos para aprimorar a segurança nas regiões de fronteira do Estado.

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, destacou a importância da integração entre as instituições de segurança pública para o sucesso das operações nas fronteiras. "Estamos comprometidos em colaborar de forma efetiva com o programa, buscando ações coordenadas que fortaleçam o controle e a fiscalização dessas áreas sensíveis", afirmou o Secretário. Também durante a reunião, foram discutidos pontos cruciais, como o compartilhamento de informações, a capacitação dos agentes e a utilização de tecnologias de monitoramento para aumentar a eficiência das operações. A participação do Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, nesse contexto representou um compromisso contínuo da corporação em contribuir para a segurança pública nacional.

WhatsApp Image 2024 05 14 at 16.18.00 1Foto: PMPA

As fronteiras terrestres e fluviais do Pará representam desafios significativos para as forças de segurança, dada a vastidão geográfica e a complexidade logística. Com uma extensão territorial considerável e uma diversidade de ecossistemas, incluindo extensas florestas e vias fluviais cruciais para o transporte regional, o estado enfrenta desafios únicos em sua defesa contra atividades ilegais. Diante desse cenário, foram desencadeadas diversas operações nas fronteiras e rios paraenses, envolvendo mobilização estratégica de recursos humanos e materiais. Patrulhas terrestres e fluviais foram intensificadas, com o uso de embarcações especializadas para navegar pelas águas interiores e alcançar áreas remotas. Além disso, postos de controle e bases fluviais avançadas, como a 'Antônio Lemos', foram estabelecidos em pontos estratégicos, visando deter e desencorajar atividades criminosas.

WhatsApp Image 2024 05 14 at 16.18.02Foto: PMPA

A presença ostensiva da Polícia Militar contribui para aumentar a sensação de segurança entre os habitantes locais, muitos dos quais dependem das vias fluviais para seu sustento e deslocamento. A atuação próxima das forças policiais também fortalece o vínculo entre a comunidade e as autoridades, incentivando a colaboração mútua na prevenção e no combate ao crime. O próximo passo do Programa será a implementação de ações práticas, incluindo operações conjuntas e o desenvolvimento de estratégias específicas para cada ponto das fronteiras do Estado. O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas é uma iniciativa que visa aprimorar a defesa e a proteção das áreas limítrofes do Brasil, buscando garantir a soberania nacional e a integridade territorial. O engajamento da Polícia Militar do Pará nesse programa demonstra o comprometimento das forças estaduais em contribuir para a segurança do país como um todo.

WhatsApp Image 2024 05 14 at 16.18.02 1Foto: PMPA