A Polícia Militar, por força de mandamento constitucional, tem como competência precípua a realização do policiamento ostensivo, voltado para a preservação da ordem pública e incolumidade de pessoas e patrimônio. A PMPA, que tem como missão servir e proteger a sociedade paraense, renova constantemente o compromisso de bem desempenhar essa atribuição.
O risco é intrínseco à atividade policial. A despeito disso, diariamente, homens e mulheres saem de casa para proteger os cidadãos, e não têm a certeza de retornar para o seio familiar. Esses agentes lidam com ocorrências simples e complexas, e mesmo na folga caminham atentos, a fim de evitarem ser surpreendidos por criminosos.
A PMPA possui como maior patrimônio o efetivo, e em razão disso tem buscado adotar uma política de gestão de pessoal que envolve qualificação e valorização profissional. Em decorrência disso, na tarde desta quarta-feira (15), o Comandante-Geral da Corporação, Coronel Dilson Júnior, recebeu, no Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, o Coronel Anilson, a fim de prestar ao oficial a justa homenagem pela passagem dele para a reserva remunerada.
Em 26 anos de serviço prestados à Corporação, o oficial atuou em diversas unidades da PM, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), à época com a denominação de Companhia Independente de Operações Especiais, o Comando de Missões Especiais (CME) e o Comando de Policiamento Regional IX, localizado em Abaetetuba, sempre desenvolvendo as funções com responsabilidade e profissionalismo. Além disso, atuou, como instrutor, na formação de praças e oficiais da PM, colaborando para a construção de policiais comprometidos com a missão nobre de servir e proteger.
Para o coronel Anilson, é uma satisfação ter servido à Polícia Militar e à sociedade. "O sentimento é de gratidão por ter chegado a esse momento da minha profissão. Por ter passado 26 anos e 8 meses na Instituição, que se somaram às outras experiências nas Forças Armadas e outras atividades na área de segurança pública. Então é só gratidão de ter deixado alguns legados na Instituição, de ter contribuído para a formação dos nossos militares. Desejo que os próximos oficiais e praças continuem empenhados nesta atividade nobre da Polícia Militar."
A Corporação reconhece os serviços prestados pelo oficial e agradece pelos anos dedicados ao serviço policial. A PM reitera a importância que os recursos humanos possuem para que a engrenagem PMPA funcione adequadamente, e continue a oferecer um serviço de excelência à sociedade paraense, sempre observando a técnica e a legalidade.