Seguindo a temática "Museus, Educação e Pesquisa ", proposta pelo Conselho Internacional de Museus, para celebrar o dia internacional dos museus (18 de maio), o Centro de Memória da Polícia Militar do Pará realizou nestas quarta e quinta-feiras (15 e 16), um ciclo de palestras para aumentar os laços de interação e apresentar um pouco mais da história de alguns dos principais personagens da corporação para a sociedade paraense.
Além de oficiais, praças e voluntários civis da unidade, a exposição do Centro de Memória pode ser acompanhada via web e também contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro e de entidades civis. O evento integra a 22ª Semana Nacional de Museus, que é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e foi realizado no Complexo Tiradentes, em Belém
“O ciclo de palestras começou ontem com a palestra do professor Dr. Tulio Chaves e hoje nós demos prosseguimento aqui com o professor Carnevali e os nossos colaboradores, os voluntários civis, que são acadêmicos ou formados em História. O nosso evento ocorreu tanto de forma presencial quanto online. E dentre os presentes aqui, tivemos o Major Roberto do Exército Brasileiro, que nos prestigiou aqui, assim como os policiais do 2º Batalhão, do Batalhão Águia, 28º Batalhão e do Batalhão Turístico”, explicou o chefe do Centro de Memória, tenente-coronel João.
Personalidades históricas da PMPA, e que deixaram importante legado para a instituição foram destacados pelos palestrantes. Dentre os quais, merecem destaque o patrono da PM, coronel Fontoura, o general Sotero de Menezes e o general Ferreira Coelho, entre outras autoridades.
“Eu compreendo que a gente entender um pouco da história militar, não só através de uma visão institucional, mas também uma visão que traz os sujeitos, que traz as problemáticas, que traz as discussões de maneira crítica, pode colaborar muito para futuras pesquisas na área de investigação e até mesmo na formação de excelentes profissionais para atuar na sociedade”, avaliou Lucas Carnevale, doutorando em história pela Universidade Federal do Pará e que em 2019 utilizou a temática “Missões de paz da PMPA na ONU” em seu trabalho de especialização.