A abordagem policial em veículos de pequeno, médio e grande porte objetiva identificar crimes como tráfico de drogas, transporte irregular ou ilegal de cargas, como madeira, tráfico e porte/posse ilegal ou irregular de arma de fogo, verificar se o veículo está com registro de roubo, entre outras medidas no âmbito preventivo e repressivo. A ação, quando realizada em transportes coletivos, é uma prática essencial para a prevenção de crimes e a proteção dos cidadãos, oferecendo uma camada adicional de segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas.
Em vista disso, equipes do 72° Pelotão Policial Destacado (72º PPD), do município de Jacareacanga, realizaram, na manhã desta quinta-feira (16), a apreensão de aproximadamente 8 kg de substância análoga à maconha, durante uma abordagem a um ônibus que fazia o itinerário Apuí/Jacareacanga. No momento em que realizavam a revista veicular, os policiais encontraram sete tabletes e um pacote contendo o material, escondidos em uma bagagem. A droga estava sob posse de um homem, natural de Campina Grande, Paraíba. O suspeito foi identificado e preso no local. Ele foi conduzido junto com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil de Jacareacanga, onde foi autuado por tráfico de drogas.
A realização de abordagens como esta faz parte de um conjunto de ações preventivas que o 72° PPD tem intensificado na região para combater o tráfico de drogas e garantir a segurança da população. A implementação do procedimento em transportes coletivos é medida preventiva que visa desestimular criminosos que, ao perceberem a presença ostensiva da polícia, desistem da ação delituosa. Além disso, estas operações permitem a apreensão de materiais ilícitos, a captura de foragidos da justiça e a identificação de comportamentos suspeitos, o que contribui para a redução da criminalidade. Outro aspecto positivo é o aumento da sensação de segurança entre os passageiros. A presença de policiais a bordo dos ônibus e em pontos estratégicos das rotas gera um ambiente mais seguro, o que pode aumentar a confiança da população no uso do transporte público, essencial para a mobilidade urbana sustentável.