Como forma de reconhecimento pela atuação dos militares do 17º Batalhão, que apagaram um incêndio de grandes proporções, em Xinguara, os representantes da Associação Comercial e Empresarial da cidade entregaram títulos de menção honrosa para os policiais que interromperam o avanço das chamas. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (1º) e reuniu policiais e seus familiares.
Na ocasião, cada um dos agentes que atuaram para evitar que uma tragédia acontecesse, foram homenageados pelos empresários, que aproveitaram a oportunidade para agradecer a PM pela rápida atuação. Durante o evento, o subcomandante do 17º BPM, major Alan Magalhães, recebeu uma placa de agradecimento pelo bom trabalho desenvolvido pela unidade militar.
O tenente Leymir da Silva Reais comentou sobre a iniciativa. ‘’Esse reconhecimento da população do município de Xinguara é de valor imensurável a todos nós que, diariamente, estamos à frente das mais diversas ocorrências’’, explicou o militar que atualmente comanda a 2ª Cia do 17º BPM.
Ainda segundo o oficial, a homenagem enaltece a Polícia Militar do Pará ao mostrar que ‘’estamos honrando com o nosso juramento de atuar, mesmo com o risco da própria vida em prol da sociedade’’, concluiu o tenente Leymir Reis.
O Incêndio
Na noite do dia 19 de agosto, os militares do 17º Batalhão foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio, em um depósito de gás no bairro Setor Nobre, no município de Xinguara. Ao chegarem no local, os militares verificaram que parte do estabelecimento estava sendo consumido pelas chamas e que um caminhão com 50 botijões já havia sido incendiado no local.
Em razão da alta temperatura e o risco de explosão de mais de mil botijões que estavam armazenados na lateral do depósito, cerca de 12 militares e moradores do local iniciaram a retirada dos botijões e contenção do fogo com o apoio de um caminhão pipa.
O combate ao incêndio durou quase três horas, até que o fogo fosse controlado, terminando apenas com danos materiais, sem feridos ou vítimas fatais. A ação gerou repercussão na cidade e foi reconhecida pelos vereadores da Câmara Municipal.