Na noite de domingo (19), uma ação conjunta entre o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) evitou um desastre maior na comunidade de Água Boa, no distrito rural do município de Salvaterra, localizado na Ilha do Marajó.
O incidente teve início quando os policiais, em rondas pela comunidade da Água Boa, avistaram um princípio de incêndio em uma residência na primeira rua. Imediatamente, os militares desembarcaram para verificar o ocorrido e se depararam com um homem, o qual estava visivelmente desorientado, aparentando estar embriagado, dentro da casa. Com o fogo se propagando rapidamente, a situação exigiu medidas imediatas para evitar uma tragédia.
A casa, de estrutura vulnerável, com telhado de palha, apresentava um risco iminente de incêndio generalizado. Diante disso, a guarnição da PM acionou o Corpo de Bombeiros Militar, para realização de uma força-tarefa para conter as chamas. A ação coordenada foi crucial: o ponto crítico foi isolado, o morador foi resgatado, e medidas preventivas foram tomadas para proteger os residentes locais. Produtos inflamáveis que estavam próximos da casa em chamas foram retirados de lá, a fim de evitar a propagação do fogo. Além disso, as fiações elétricas foram desligadas e as cercas de madeira nos arredores do perímetro foram umedecidas, reduzindo, assim, a expansão das chamas..
Graças à prontidão e eficiência das equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio foi controlado, evitando danos maiores às residências próximas e, o mais importante, preservando vidas. A rápida resposta e as medidas preventivas adotadas foram fundamentais para manter a segurança da comunidade e o patrimônio.