Na manhã desta segunda-feira(20), o Comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior, realizou uma visita técnica às obras da nova sede do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), que passará a funcionar no Parque da Cidade, projeto do Governo que está sendo erguido na área do antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro Sacramenta, em Belém. Na ocasião, estiveram presentes o Comandante do CPC I, Coronel Getúlio, o Diretor de Apoio Logístico, Coronel Wagner Andrade, o Comandante do 1º Batalhão, Tenente-coronel Thiago, a secretária estadual de Cultura, Ursula Vidal, além de outras autoridades civis e militares.
Com uma infraestrutura moderna e adequada, a nova sede do 1º BPM proporcionará um ambiente mais eficiente e seguro, viabilizando o robustecimento da força de segurança. Além disso, essa melhoria estrutural refletirá diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade, aumentando a capacidade de resposta e a eficácia no combate à criminalidade.
O Comandante-geral avaliou o progresso da construção, que está em fase avançada e representa um grande passo para a segurança pública do estado. “Esta nova estrutura não só proporcionará um ambiente mais adequado para nossos policiais, mas também irá melhorar a eficácia das operações e o atendimento à população", destacou.
O Parque da Cidade terá mais de 500 mil metros quadrados de obras construídas, além de uma área paisagística de 50 hectares. O equipamento cultural terá também um Centro de Economia Criativa, Centro Gastronômico, cinema, estúdio de gravação musical, mercado de produtos regionais, biblioteca, fonoteca, praça de alimentação, e um ateliê multiuso. O projeto se destaca também como suporte para a realização de eventos, diante da capital paraense ter se tornado sede da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a ser realizada em 2025.
A secretária estadual de Cultura, Ursula Vidal, ressaltou a relevância da presença do Batalhão no Projeto, promovendo, assim, a integração entre segurança pública e cultura, evidenciando a colaboração entre diferentes áreas do governo. "A construção da nova sede do 1º Batalhão é um exemplo de como podemos trabalhar juntos para promover tanto a segurança quanto o bem-estar cultural e social da nossa comunidade", comentou a gestora.
Os gestores presentes puderam observar de perto a infraestrutura moderna e funcional que está sendo implementada. A nova sede contará com instalações amplas e equipamentos modernos, projetados para atender às demandas operacionais da Polícia Militar e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente para os policiais.
“O 1º Batalhão é uma Unidade histórica da Corporação. A mudança de sede, para o futuro Parque da Cidade, simboliza uma forma estratégica da Instituição, uma vez que, devido a realização da COP-30, será necessário essa ampliação e modernização do policiamento. Já estamos planejando as ações operacionais conforme as dimensões do Parque, iniciando, a partir de hoje, a intensificação do policiamento com rondas, Ponto Base Estratégico, e ações pontuais no entorno das obras, garantindo o andamento e segurança do Projeto”, afirmou o comandante do 1º Batalhão, Tenente-coronel Thiago.
A expectativa é que a conclusão da obra aconteça até a realização da COP-30, no próximo ano. Com a presença de líderes mundiais, ativistas e especialistas em clima, a atuação da Polícia Militar será crucial para proteger os participantes, prevenir incidentes e assegurar que as discussões e atividades ocorram de maneira tranquila e segura.