Em uma ação coordenada nas primeiras horas desta segunda-feira (20), agentes da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (29ª CIPM), realizaram uma apreensão de drogas a bordo de um barco que navegava pelo Rio Amazonas.
A operação teve início às 2h, quando a guarnição recebeu uma informação dos militares da 28ª CIPM, em Juruti. A denúncia indicava que uma caixa contendo entorpecentes estaria a bordo de um barco trafegando pelo Rio Amazonas.
Perante a ocasião, a equipe seguiu em direção à embarcação com as características repassadas. Ao localizar o barco, os militares realizaram uma revista minuciosa, encontrando, dentro do banheiro do veículo aquático, uma caixa lacrada com fita adesiva que, ao ser averiguada, foram descobertos 10 tabletes de uma substância análoga ao crack. Não foi possível identificar o proprietário da droga no momento da apreensão.
A guarnição retornou imediatamente à cidade de Óbidos com a droga apreendida, onde o material foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil, onde a autoridade policial de plantão adotou os procedimentos legais cabíveis.
A PMPA realiza patrulhas regulares e intensivas nos principais rios e afluentes, utilizando embarcações rápidas e bem equipadas para interceptar e prevenir o transporte de drogas, além de utilizar tecnologia e inteligência para monitorar rotas conhecidas de tráfico, identificar padrões e antecipar movimentos dos traficantes.