Nesta segunda-feira (20), equipes do motopatrulhamento e do Radiopatrulhamento (RP) do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), efetuaram três prisões ao longo do dia, nos bairros Guamá e Jurunas, em Belém.
Guamá
A primeira ação foi realizada por uma equipe do motopatrulhamento do “Batalhão Águia”, que se destaca pelo policiamento ostensivo direcionado, utilizando motocicletas nas rondas, o que permite intervenções rápidas em áreas urbanas que apresentam dificuldade de acesso. Durante rondas ostensivas nas proximidades da quadra 20, em uma área irregularmente ocupada no Riacho Doce, os policiais avistaram um homem andando em via pública que, ao perceber a aproximação da viatura, exibiu comportamento estranho e tentou fugir. O acompanhamento foi breve, e o homem foi alcançado rapidamente pelos agentes.
Na abordagem, os policiais encontraram com o suspeito uma sacola plástica contendo 70 pequenas porções de uma substância análoga à maconha. Diante das evidências, ele foi preso em flagrante e conduzido, juntamente com o material apreendido, à Unidade Policial para a realização dos procedimentos legais.
Jurunas
O CPC I, por meio do Rádio Patrulhamento (RP), emprega viaturas e equipes de policiais militares na realização de patrulhamento preventivo e repressivo imediato na capital. Cada viatura atua como uma força de patrulha, sendo suficiente para desempenhar funções de presença, observação e intervenção em ocorrências habituais. Nesse contexto, a segunda ação foi realizada por uma guarnição do RP, próximo ao canal da rua Quintino Bocaiúva.
Durante rondas ostensivas pelo local, a equipe deparou com duas mulheres que, ao notarem a presença da viatura, esboçaram reação duvidosa, como se tentassem disfarçar algo. Em virtude disso, os policiais decidiram abordar a dupla e, durante o procedimento, foram encontrados 269 papelotes de substância esbranquiçada análoga à cocaína, além de sete porções prensadas do mesmo material. As suspeitas foram conduzidas até a Seccional Jurunas, para a adoção das medidas pertinentes pela autoridade policial de plantão.