A Polícia Militar busca todos os dias garantir que a população tenha acesso à segurança pública, através de operações diárias em lugares estratégicos do Estado. Nesta terça-feira (21), o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), por meio da “Operação Sucuri”, apreendeu mais de 46 quilos de entorpecentes, no município de Juruti, região do Baixo Amazonas.
Somente para a operação Sucuri, a Corporação destinou cinco lanchas para potencializar a fiscalização e as abordagens em grandes embarcações que trafegam na região, que foi avaliada como possível rota do tráfico internacional de drogas. Essa fase da operação é preventiva, tendo iniciado hoje e se estenderá por mais três dias.
28 kg de drogas apreendidos em navio
Os resultados dessa ação pontual e que considera criterioso estudo estatístico, têm sido positivos para a segurança pública. Nesse contexto, Militares da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM) realizaram a apreensão de mais de 28 kg de drogas, durante fiscalização a uma embarcação, em Juruti.
A operação iniciou quando a equipe, após buscas minuciosas no perímetro de uma embarcação, avistou um indivíduo que transportava, junto com os objetos dele, substâncias entorpecentes. Foram encontrados um celular, uma carteira com documentos e 25 tabletes de droga, pesando 27.177 kg, dos quais 7,480 kg de substância análoga à cocaína, 5,232kg de material similar ao oxi, 14,465kg de substância compatível com maconha do tipo "skunk". O indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material, para a delegacia de polícia local para os procedimentos legais cabíveis.
Simultaneamente, em outra abordagem no mesmo navio, a PM notou outro indivíduo que transportava consigo uma caixa de som. Após averiguar o interior do objeto, a equipe encontrou 1,152kg de substância entorpecentes, similar à maconha do tipo "skunk", também conhecida como supermaconha. Além disso, foram apreendidos com ele um celular, a caixa de som, uma mochila e outros objetos. Considerando a situação flagrancial, foi dada voz de prisão ao homem, que foi encaminhado, junto com o material, para a delegacia local.
18kg de "supermaconha" apreendidos em comunidade ribeirinha
Durante o patrulhamento fluvial na comunidade de Terra Santa, foi abordada uma lancha vinda do Estado do Amazonas. No interior da embarcação, ocorreu a abordagem de pessoas e a vistoria em algumas bagagens. Em uma delas, pertencente a uma mulher, constatou-se a existência de 17 tabletes prensados de substância parecida com a maconha do tipo "Skunk", que totalizaram 18,420 kg.
A proprietária da bolsa recebeu voz de prisão, e foi encaminhada junto com o material apreendido para a delegacia, onde a autoridade policial de plantão realizou o procedimento flagrancial.