PMPA promove ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

WhatsApp Image 2024 05 22 at 15.25.19 2Foto: SD Bruno Oliveira - ASCOM

Em meio aos desafios enfrentados pela população do Rio Grande do Sul, a Polícia Militar do Pará, por meio da Corregedoria-Geral, realizou, na manhã desta quarta-feira (22), uma importante ação solidária: a arrecadação e envio de doações para o Estado. A iniciativa objetivou auxiliar as comunidades gaúchas afetadas pelo recente desastre natural, que tem causado grandes dificuldades à população local.

A campanha de arrecadação teve a participação ativa de policiais militares, voluntários civis e membros da sociedade, que se mobilizaram para coletar uma grande variedade de itens essenciais, incluindo alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e ração para animais. A ação reflete o espírito de união e colaboração entre os Estados, evidenciando a importância da solidariedade em momentos de crise.

WhatsApp Image 2024 05 22 at 15.25.20Foto: SD Bruno Oliveira - ASCOM

O Coronel PM Cássio Tabaranã Silva, Corregedor Geral da PMPA, destacou a importância da iniciativa: "Diante do desastre no Estado do Rio Grande do Sul, todo o País está mobilizado em ajudar, incluindo várias instituições aqui em Belém. A iniciativa foi, inicialmente, idealizada pelo Sargento Arley e pela Cabo Marcelle Noronha, que me procuraram com o objetivo de iniciarmos a apreciação dessas doações. O mérito maior realmente pertence aos policiais que idealizaram e organizaram essas doações, separando-as por tipos, como roupas masculinas, femininas, infantis, calçados e alimentos. Eles realizaram o trabalho manual de separar os itens em sacos para facilitar a distribuição”.

WhatsApp Image 2024 05 22 at 15.25.21 1Foto: SD Bruno Oliveira - ASCOM

Para a Cabo PM Marcelle Noronha, uma das idealizadoras da campanha, as doações superaram todas as expectativas, “Estávamos pensando em como colaborar diante da situação e inicialmente tivemos a ideia de fazer uma campanha interna na Corregedoria, para arrecadarmos doações e enviá-las a um ponto de coleta. Apresentamos essa ideia ao corregedor, que após receber o apoio do Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, sugeriu ampliá-la para toda a Polícia Militar. Começamos a divulgar a campanha e tivemos um retorno positivo, tanto de civis, que utilizavam os pontos de coleta para entregar doações, quanto de outros batalhões e policiais que também contribuíram".

WhatsApp Image 2024 05 22 at 15.25.21Foto: SD Bruno Oliveira - ASCOM

As doações arrecadadas serão transportadas por via aérea, garantindo que os itens cheguem o mais rápido possível às comunidades necessitadas. A operação de logística está sendo coordenada em parceria com a Defesa Civil, que auxiliará na distribuição eficiente dos recursos.

A PMPA reafirma o compromisso com a responsabilidade social e a solidariedade, mostrando que a Corporação vai além das funções tradicionais, atuando também como um agente de transformação social e apoio humanitário. Iniciativas como esta não apenas fortalecem os laços entre os Estados, mas também promovem a empatia e a cooperação em nível nacional.

WhatsApp Image 2024 05 22 at 15.25.19Foto: SD Bruno Oliveira - ASCOM

WhatsApp Image 2024 05 22 at 15.25.18 1Foto: SD Bruno Oliveira - ASCOM