Nesta quinta-feira (23), o Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) do 9° Batalhão (9° BPM) conduziu uma palestra na escola José de Matos, localizada às margens do rio Oléria, na zona rural do município de Breves. A iniciativa teve como objetivo principal informar, comunicar, assistir, encorajar e orientar a população sobre medidas preventivas para coibir atos e condutas violentas e criminosas.
O GPA é composto por policiais militares, capacitados como promotores em prevenção ativa, com o propósito de realizar ações de policiamento de proximidade nas circunscrições de suas respectivas unidades operacionais. Na prática, o Grupamento desenvolve reuniões comunitárias, visitas técnicas de prevenção e segurança, efetivação das redes comunitárias de segurança, instruções do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e iniciativas comunitárias para a escola. Essas práticas de prevenção e segurança em escolas, focam em ações que visam impedir e antecipar condutas violentas, tanto atuais quanto potenciais, em áreas específicas.
Durante a palestra na escola José de Matos, o diálogo foi direcionado para pais e alunos. Os agentes abordaram a realidade do uso de drogas, os impactos na vida dos usuários e de suas famílias, e a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Além disso, foram destacados os direitos e deveres dos alunos, especialmente no que diz respeito ao cuidado com o material escolar, e como esses aspectos se interligam com a prevenção à violência. As problemáticas abordadas afetam a comunidade como um todo, e debater suas possíveis soluções é considerado essencial para promover maior segurança pública.