Militares do Comando de Policiamento Regional (CPR I), realizaram uma operação de combate ao tráfico de drogas no rio Amazonas através da Operação Sucuri. A ação resultou na apreensão de mais de 13 kg de entorpecentes e na prisão de três indivíduos em Juruti, Baixo Amazonas.
A primeira operação ocorreu em um navio que trafegava pelo rio Amazonas. Após uma abordagem, os policiais da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM), encontraram em posse de um casal de passageiros 12 tabletes de entorpecente análogo ao skunk, totalizando 13,030 kg, e aproximadamente 18g de material similar à maconha embalados, além de quatro celulares, joias e objetos. Ambos admitiram que transportavam a droga para entrega no município de Santarém. Eles foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais.
Em outra ação da mesma operação, realizada às 10h do mesmo dia, uma equipe do 41º Batalhão de Polícia Militar (41º BPM), em conjunto com efetivos de apoio das 28ª e 29ª CIPM, abordou um barco empurrador. A embarcação estava no trajeto de Manaus a Belém e, durante a inspeção, os policiais encontraram 0,684g de substância aparentando ser cocaína escondida nos interiores do veículo. O capitão foi detido e encaminhado à delegacia para as providências cabíveis.
A Operação Sucuri tem como objetivo principal a repressão qualificada de ilícitos nas vias fluviais que são frequentemente usadas para o tráfico intermunicipal e internacional de drogas. As ações realizadas demonstram a eficácia das abordagens policiais e o compromisso do Governo do Pará, por meio da Polícia Militar, em combater o tráfico de drogas na região.