51º BPM frustra organização criminosa no município de Ulianópolis

Em uma operação na madrugada desta sexta-feira (24), agentes do 51º Batalhão de Polícia Militar (51º BPM), realizaram uma intervenção contra o crime organizado, resultando na apreensão de armas de fogo, munições e entorpecentes na cidade de Ulianópolis, sudeste paraense.

A operação foi coordenada para combater atividades criminosas perpetradas por uma organização criminosa. Informações preliminares indicavam que membros desta organização estavam extorquindo empresários e comerciantes locais. No mesmo dia, indivíduos associados a esse grupo atearam fogo em um veículo pertencente a uma empresa provedora de internet, exacerbando a urgência da operação policial.

Diante disso, as guarnições foram mobilizadas até o bairro Bela Vista para realizar um patrulhamento intensivo na área. Ao avistarem um grupo de cinco a seis indivíduos aparentemente armados, os policiais deram voz de comando para que parassem. Os suspeitos, no entanto, tentaram fugir em direção a um terreno de área de mata abandonado, o que levou a um acompanhamento.

Durante a missão, os suspeitos dispararam contra as equipes policiais, o que levou os militares a responderem a injusta agressão. Dois suspeitos foram atingidos e, após a operação, foram conduzidos até o hospital para receberem os cuidados médicos necessários. A PM apreendeu no local do confronto uma arma de fogo tipo caseira calibre 36 com duas munições deflagradas, além de uma arma de fogo tipo caseira calibre 20 com uma munição deflagrada e uma intacta. No seu bolso foi localizado nove papelotes de uma substância análoga à maconha.

Posterior a todo o ocorrido, uma guarnição avistou outro suspeito empreendendo fuga pelos fundos do terreno. Os agentes realizaram um cerco para encontrar o homem, contudo não foi possível localizá-lo. No local onde o suspeito se evadiu, foi possível encontrar uma arma de fogo tipo caseira calibre 20 com uma munição deflagrada e um saco plástico com quatro munições intactas e um aparelho celular. Segundo informações recebidas pela Polícia, os suspeitos tinham planos de ameaçar e tortura uma moradora local, que havia filmado e divulgado o incêndio do veículo nas redes sociais.

A atuação da Polícia Militar no combate às organizações criminosas é essencial para garantir a segurança pública, proteger as comunidades, desmantelar redes de tráfico de drogas e outras atividades ilícitas, e restabelecer a autoridade do Estado nas áreas mais afetadas pela criminalidade. A eficácia dessas ações depende de uma combinação de estratégias de repressão, inteligência, cooperação iniciativas de prevenção.

WhatsApp Image 2024 05 25 at 10.18.13Foto: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.