Na manhã deste domingo (26), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA), planejou e executou uma operação em resposta a uma denúncia anônima de que animais eram mantidos em cativeiro, no bairro Curuçambá, em Ananindeua.
Durante a ação, foram apreendidas 19 gaiolas contendo aves silvestres, incluindo 18 curiós e 1 patativa. A operação resultou, ainda, na condução de 16 pessoas à Delegacia do Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA). Todas foram autuadas por crime contra a fauna, conforme a legislação ambiental vigente.
O Batalhão de Polícia Ambiental ressalta a importância da colaboração da população por meio de denúncias, que são essenciais para o sucesso de operações como esta. A missão da unidade é exatamente atuar em prol da preservação do meio ambiente e de todas as formas de vida.
A preservação da fauna silvestre é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e a garantia de um meio ambiente saudável para as futuras gerações. A Polícia Militar reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente pelo número (190) ou Disque Denúncia (181).