A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DEGEC) iniciou no dia 1° de setembro a Capacitação de Tiro Policial para Uso do Fuzil Calibre 5,56 milímetros. Além do Centro de Treinamento da PM (CTPM), localizado no distrito de Outeiro, em Belém, as instruções ocorrem em outros pólos no interior do Estado.
Voltado para todos os policiais militares, a capacitação alcançará, inicialmente, os soldados formados no Curso de Formação de Praças (CFP) 2017/2018. Além disso, o curso tem como objetivo principal habilitar os policiais militares no domínio de conhecimentos para uso, manuseio, condução e emprego do fuzil 5,56mm.
Ao todo, 1967 policiais militares distribuídos em 14 pólos e em turmas de 20 alunos, receberão instruções práticas e teóricas para a utilização do armamento durante o patrulhamento ostensivo e preventivo. Somente no CTPM serão treinados 760 policiais que atuam na Grande Belém.
"Conforme orientação do comandante-geral, coronel Dílson Júnior, nosso centro está sendo revitalizado para garantir a capacitação do policial militar em condições adequadas. Além disso, contamos com dois estandes de tiros, sendo um deles, para armas curtas e outro, estruturado especialmente, para armas longas", explicou o comandante do CTPM, tenente-coronel Júlio Ferreira.
"A Polícia Militar tem o compromisso de capacitar policiais a atuarem com o Fuzil 5,56mm na atividade-fim. O armamento substituiu há pouco tempo a carabina do tipo Magal, calibre .30mm, sendo assim, muitos graduados também serão convocados para fazerem o treinamento em outro momento", frisou o diretor da DEGEG, coronel Renato Dummont.
Tiro com Fuzil 5,56mm - Com carga horária total de 20 horas, o curso está sendo realizado em dois dias. No primeiro, os policiais passam por uma bateria de instruções teóricas como montagem, desmontagem e solução de panes comuns, por exemplo. No segundo e último dia, os participantes utilizam as técnicas apreendidas para a realização de disparos. Cada um deles poderá realizar até 30 disparos.