Dois homens foram presos, suspeitos de praticar o crime de roubo, na noite deste domingo (26). A ação foi realizada por policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional X (CPR X), em Itaituba, região sudoeste do Estado.
A ação ocorreu por volta das 22h20, quando a equipe foi acionada devido a um roubo em um estabelecimento localizado em um residencial, no KM 6 da região. Informações passadas aos militares indicaram que os criminosos estavam em um veículo preto. Tentando localizar os suspeitos, a guarnição diligenciou até que visualizou um carro com as mesmas características descritas anteriormente relatadas. Houve a tentativa de abordagem, contudo o motorista acelerou o automóvel e fugiu em alta velocidade. Durante o acompanhamento, o condutor perdeu o controle do carro e caiu em um buraco no meio-fio, ao fazer uma curva.
O homem foi abordado, sendo constatado com ele o valor de R$216,00. Ele confessou que uma pistola de airsoft e um revólver calibre .38 foram usados para praticar o roubo. Além disso, ele afirmou que havia outro indivíduo com ele, e informou o endereço do cúmplice. Foi solicitado apoio de uma guarnição da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (1ª CIME), a qual deslocou até a residência do segundo criminoso, onde o localizaram e abordaram, apesar dele ter tentado fugir ao notar os policiais.
Durante as buscas, foram encontrados dois simulacros de arma de fogo, oito aparelhos celulares, cinco papelotes de material similar à cocaína, além de outros objetos. O veículo utilizado no crime foi apresentado ao delegado de plantão. As vítimas do roubo identificaram e reconheceram a dupla, bem como os objetos subtraídos. Os suspeitos, juntamente com os objetos apreendidos, foram conduzidos para a 19ª Seccional de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais cabíveis.
O trabalho da Polícia Militar contra o crime de roubo é extremamente importante para garantir a segurança e tranquilidade da população. A atuação rápida e eficiente das guarnições interrompe a ação criminosa em andamento e desempenha um grande papel na recuperação de bens roubados e na captura de criminosos. Além disso, a presença ativa da PM nas ruas e a capacidade de resposta imediata a incidentes reforçam a segurança, desestimulando práticas delituosas e contribuindo para a manutenção da ordem pública.